cabecalho apta130219

Workshop internacional sobre mudanças climáticas, no IAC em Campinas

Especialistas do Brasil e da Itália participam do Workshop Internacional de Mudanças Climáticas, que acontece nos dias 13 e 14 de outubro, a partir das 9h, em Campinas (SP). O evento, que será realizado na sede do Instituto Agronômico (IAC-APTA) vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vai discutir propostas e soluções relacionadas às mudanças climáticas que afetam as atividades agrícolas.
O workshop reunirá conhecimentos do IAC, de outras instituições paulistas e de unidades da Itália. É realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG) em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), o Ministero Dell’Ambiente e Della Tutela Del Territorio e Del Mare, da Itália, e  o Fórum  das Américas.
A preocupação central é com o impacto que essas mudanças podem causar na produção agrícola, além do bem-estar da população. “Dentre os diversos setores afetados por possíveis alterações climáticas, a agricultura e os recursos hídricos são os mais vulneráveis. O workshop tem origem nessa premissa e procura capacitar ou trazer novas perspectivas para os diversos profissionais da área”, afirma Orivaldo Brunini, pesquisador do IAC.
Serão abordados temas de aperfeiçoamento sobre o impacto das mudanças climáticas na aptidão de culturas, desenvolvimento de pragas e doenças, agricultura de baixo carbono, uso eficiente de água na agricultura, reuso de água e preservação e gestão de água em regiões metropolitanas. 
O tema “Eventos climáticos extremos relacionados ao cenário das alterações climáticas” será abordado pelo pesquisador do IAC, Gabriel Blain. A palestra “Cenários de mudanças climáticas e adaptações no zoneamento” será ministrada pelo pesquisador do IAC, Orivaldo Brunini. Também do Instituto, o pesquisador Sérgio Augusto Morais Carbonell falará sobre “Processo de melhoramento de plantas para lidar com um cenário de mudança climática e escassez de água para biocombustíveis e culturas alimentares”. O pesquisador Marcelo Bento Paes de Camargo será um dos moderadores durante o debate no dia 13.
Além de especialistas do IAC e da Itália, estarão presentes profissionais do Instituto de Economia Agrícola (IEA), que assim como o IAC é vinculado à APTA, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo e Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). 

Veja a íntegra da reportagem.

A programação completa no  http://www.iac.sp.gov.br/wimc/wimcprog.htm

Assessoria de Imprensa do IAC
Carla Gomes
Raquel Hatamoto (estagiária)
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva/Camila Amorim (estagiárias)
SERVIÇO
Workshop Internacional de Mudanças Climáticas
Data: 13 e 14 de outubro de 2011 – a partir das 9h.
Local: Instituto Agronômico (IAC), de Campinas – Av. Barão de Itapura, nº 1481.
Mais informações: http://www.iac.sp.gov.br/wimc/wimcprog.htm

Pin It

Notícias por Ano