Apta

Técnicos venezuelanos discutem critérios de exportação de bovinos com Biológico

A exportação este ano de bovinos brasileiros para a Venezuela foi tema de visita, no dia 17 de março, de autoridades sanitárias e médicos veterinários do governo venezuelano ao Laboratório de Viroses de Bovídeos do Instituto Biológico (IB-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo da missão foi o de definir os critérios para essas vendas.
Como em anos anteriores, os especialistas escolheram o Biológico para a realização de análises com a finalidade de certificação sanitária dos animais, diz a pesquisadora Maristela Pituco, responsável pelo Laboratório de Viroses de Bovídeos e Diagnóstico Molecular. “O IB desempenha importante papel no controle de movimentação de animais, tanto internacional como nacional.”
O principal fator associado com a ocorrência e a disseminação de agentes microbiológicos é a movimentação de animais infectados, explica Pituco. Por isso, são necessárias medidas, como isolamento de animais na origem e no destino, análise clínica, sorológica e microbiológica, para assegurar ausência desses agentes. Testes e diagnósticos específicos e sensíveis “são  fundamentais para reduzir o risco de introdução de doenças em áreas livres ou controladas”. 
Desde dezembro do ano passado, o Laboratório do IB foi credenciado pelo Ministério de Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA) para a realização de exames de febre aftosa, estomatite vesicular e língua azul. “Este reconhecimento oficial irá promover maior demanda por nossos exames”, assegura Pituco.
Além disso, foi discutida com os técnicos venezuelanos a possibilidade de receber veterinários daquele país para treinamento técnico. Desta forma, será possível “compartilhar a nossa experiência e contribuir para implementação da estação quarentenária em construção naquele país”.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
http://www.orkut.com.br

Pin It

Notícias por Ano