cabecalho apta130219

Seminário discute direitos sociais e ambientais no setor sucroalcooleiro brasileiro

O pesquisador Sérgio Alves Torquato, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, participa do painel “Os impactos ambientais da produção de cana-de-açúcar”, durante o “III Seminário Científico Açúcar Ético” que acontece nos dias 23 e 24 deste mês em São Paulo (SP). No mesmo painel, estarão presentes Ricardo Viegas, do Programa Etanol Verde da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e Adalberto Eberhard, da ONG Ecotropica (MT).
O evento, que reúne os principais atores do setor no Brasil e observadores internacionais, é uma iniciativa da organização internacional Açúcar Ético, com o apoio de vários organismos e entidades públicos e privados brasileiros. O tema do seminário é “direitos sociais e ambientais no setor sucroalcooleiro”.
O Brasil ocupa o primeiro lugar na produção mundial de açúcar e é o segundo maior produtor de etanol. No País, o setor sucroalcooleiro emprega 1,3 milhão de trabalhadores, grande parte desse contingente no corte da cana. A cadeia da cana-de-açúcar tem peso cada vez mais importante no comércio exterior brasileiro.
A mecanização, as migrações de trabalhadores, as condições de trabalho, o modelo de produção, as certificações, a expansão das culturas, as evoluções tecnológicas são assuntos que merecem ser discutidos como forma de definir o futuro do setor, diz o pesquisador Sérgio Torquato. “Essa é a única maneira de reduzir os problemas sociais e ambientais e de impedir (que surjam) outros; mas também é assim que se construirá uma cadeia economicamente sustentável.”
O seminário contará com a presença de vários representantes do setor, entre os quais a União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA); a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG); a Federação dos Empregados Rurais Assalariados no Estado de São Paulo (FERAESP); o Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agro Indústria (GERHAI); e o Instituto ETHOS, além de representantes internacionais como a VANI (Voluntary Action Network India), da India; a SANGOCO (South African National NGO Coalition), da Africa do Sul; e a WWF, da Guyana Francesa – França.
Outras informações podem ser obtidas pelo site http://seminario-cientifico-brasileiro.acucar-etico.org

SERVIÇO
III Seminário Científico Açúcar Etílico
Data: 23 e 24 de julho
Local: Hotel Braston – Rua Augusta, 467 – São Paulo

Acompanhe a Secretaria de Agricultura no Twitter

Pin It

Notícias por Ano