cabecalho apta130219

Semana do Meio Ambiente: 1ª oficina sobre gestão ambiental comunitária

A 1ª oficina sobre “Gestão ambiental comunitária” acontece, no dia 9 de junho, às 13h30, em Jundiaí (SP), promovida pelo Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (IAC/APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a comunidade organizada do Bairro Eloy Chaves. O evento, voltado para as questões ambientais do bairro, faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente.
O objetivo é difundir, corrigir e alinhar conceitos tecnológicos, bem como capacitar pessoas da comunidade, para a gestão com vistas à qualidade de vida e ao desenvolvimento urbano, segundo o pesquisador Afonso Peche Filho, um dos facilitadores da oficina. Além disso, pretende “subsidiar o planejamento das forças voluntárias que contribuem com a comunidade dentro das mais diferentes formas de servir em prol das causas ambientais comunitárias”.
A temática será apresentada em três etapas. Na primeira, haverá um embasamento conceitual sobre as questões ambientais do bairro e suas relações com a gestão comunitária. Na segunda etapa, está programada uma atividade prática que envolve passeio por um Circuito de Paisagens das dependências do CEA/IAC, havendo nas paradas uma reflexão sobre a influência do desenvolvimento comunitário nos cenários atuais e futuros. A terceira e última etapa trata de avaliação sobre as questões abordadas e as possibilidades de atividades futuras.
O evento é destinado a voluntários e simpatizantes de causas comunitárias relacionadas com as questões ambientais do meio. E visa consolidar os esforços do CEA/IAC no sentido de fortalecer suas relações com a comunidade. Outras informações poderão ser obtidas com Pedro Pontes (coordenador do evento) e as facilitadoras Maria Aparecida Vargas e Sônia Elisabete Pereira pelo telefone (11) 45828155 ou pelo e-mail ppontes@iac.sp.gov.br
Programação detalhada:
1a Oficina sobre Gestão Ambiental Comunitária
Data: 09 de junho de 2010
Duração: 13h30 às 17h00
Local: CEA/IAC - Jundiaí – SP
1ª Etapa: Embasamento teórico – atividade em sala
- Questões ambientais de hoje e do futuro
- Conceitos fundamentais de Gestão Ambiental
- Limitações e problemas da Gestão Ambiental pública
- Riquezas Comunitárias como elemento de gestão ambiental
- Diretrizes para a prática da Gestão Ambiental Comunitária    
2ª Etapa: “Circuito de Ambientes” – atividade de campo
- Análise de paisagens
- Análise de conjuntura
- Técnicas para priorização de atividades     
3ª Etapa: – atividade de sala
- Avaliação do evento
- Proposições futuras.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Cristina da Silva (estagiária)
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Pin It

Notícias por Ano