cabecalho apta130219

Secretário Arnaldo Jardim transfere o gabinete da Secretaria de Agricultura para o IAC

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim instalou oficialmente o gabinete de trabalho na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), na manhã desta sexta-feira, 26, como parte das comemorações pelos 128 anos do Instituto.

O objetivo da instalação se aproximar ainda mais dos institutos ligados a Secretaria e atender suas demandas. “Agradeço a toda equipe que trabalhou significativamente para que esse momento chegasse. Ao longo de sua histórica centenária, o IAC trabalhou de forma intensa para garantir a qualidade dos alimentos que abastecem nossas mesas diariamente. O governador Geraldo Alckmin é um entusiasta do agronegócio paulista, e está empenhado em fomentar a nossa agricultura e pecuária, ajudando a desenvolver cada vez mais a pesquisa científica do setor”, explicou Arnaldo Jardim.

O diretor geral do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell ressaltou o sentimento de alegria dos servidores da Casa em abrigar o gabinete da Secretaria. “A transferência do Gabinete para o IAC nos enche de orgulho, porque remete a questão da essencialidade do nosso trabalho, que é a pesquisa científica. Nesses 128 anos, o Instituto foi fundamental para o desenvolvimento de produtos de qualidade, que melhoram a qualidade de vida da população”, disse.

O coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro, e o diretor-geral do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho também participaram da solenidade de instalação.

Comissões técnicas e grupo de trabalho

Entre as primeiras providências deliberadas no novo gabinete, o secretário assinou duas resoluções que instituíram as comissões técnicas da Secretaria, e um grupo de trabalho para a elaboração de um manual técnico de conservação do solo para o cultivo de cana-de-açúcar.

Foram instituídas as comissões técnicas para Agricultura Ecológica e Periurbana; Aquicultura; Agroindústria Familiar; Avicultura; Leguminosas e Algodão; Bovinocultura; Cafeicultura; Cereais; Citricultura; Conservação de Solo, Água e Agricultura de Baixa Emissão de Carbono; Flores e Plantas Ornamentais, Medicinais e Aromáticas; Olericultura; Fruticultura; Heveicultura e Silvicultura; Insumos Agropecuários; Raízes e Tubérculos; Sucroenergéticos; Suinocultura e Zootecnia Diversificada.

“Queremos retomar uma tradição da Secretaria de constituir comissões técnicas atinentes aos determinados setores da agropecuária paulista que integram o conjunto do nosso Instituto de Pesquisa, junto a nossa extensão rural, trabalhando em paralelo as câmaras setoriais”, afirmou o secretário.

A segunda resolução formou um Grupo de Trabalho formado por seis servidores especializados para elaborar um manual técnico de conservação do solo para o cultivo da cana-de-açúcar. “Esse grupo terá uma função muito importante e que vem ao encontro do tema dos 128 anos do IAC, que trata da preservação do solo. Sabemos que esse cultivo que tem sofrido transformações tecnológicas muito acentuadas, o que nos impõem nossas referências. Por isso, estamos nos preparando para cuidar da manutenção do solo e fomentar a produção sucroenergética”, finalizou Arnaldo Jardim.

Texto: Paulo Prendes

Para este press release existem fotos disponíveis que podem ser solicitadas pelo telefone (11) 5067-0069 ou e-mail saacomunica@sp.gov.br. Há opção ainda de serem baixadas pelo Flickr da Secretaria no seguinte endereço: https://www.flickr.com/photos/agriculturasp/sets/72157652767836373

(crédito: HélioFernandes/Comunicação/SAA).

Mais informações:

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Tel.: (11) 5067-0069

saacomunica@sp.gov.br

Pin It

Notícias por Ano