cabecalho apta130219

SECRETARIA DE AGRICULTURA MOSTRA SUAS AÇÕES NA FEIRA AGRISHOW 2012

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e seus órgãos vinculados participam da 19ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação - Agrishow 2012, de 30 de abril a 4 de maio, em Ribeirão Preto.
A secretária Mônika Bergamaschi transfere seu gabinete para o estande no recinto da feira, próximo ao auditório do Centro de Cana IAC. Mônika participa da abertura oficial prevista para as 10 horas da segunda-feira, dia 30.
Após a cerimônia, haverá o lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado de São Paulo. A etapa de vacinação que será iniciada em 1º de maio quer atingir 100% do rebanho paulista de 4,7 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos com idade até dois anos.
Durante toda a semana, os visitantes poderão conferir as ações da Pasta, consultar os técnicos dos Institutos de Pesquisa e Coordenadorias e tirar, participar de palestras, apresentações de estudos e receber orientações sobre diversos assuntos gratuitamente.
A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) fará uma apresentação sobre o Programa Melhor Caminho e a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) promoverá uma reunião entre membros das Câmaras Setoriais.
Na quarta-feira, Mônika recebe, com uma equipe da secretaria, representantes do setor citrícola para uma reunião técnica a fim de discutir questões sanitárias da produtiva. O encontro está marcado para dia 2 de maio, às 10 horas, na sala de reuniões do Centro de Cana IAC, dentro do Parque onde a feira é realizada.
Na quinta-feira, dia 3, às 15 horas, será divulgado um estudo com os principais resultados do Programa Aplique Bem, desenvolvido pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), em parceira com a empresa Arysta Lifescience. A apresentação também inclui dados sobre a qualidade dos pulverizadores utilizados nas lavouras brasileiras. Outra pesquisa a ser divulgada é a do Programa IAC de Qualidade em Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (Quepia) que durante um ano avaliou os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para aplicação de defensivos agrícolas.
O Instituto de Cooperativismo e Associativismo da Codeagro (ICA) apresentará as palestras “Governança em Cooperativas” e “A Importância da Organização Rural”.
Durante a Agrishow, o público poderá conhecer melhor o Programa Microbacias II. Uma maquete viva vai demonstrar as cadeias produtivas do leite, eucalipto, fruticultura, a produção de hortaliças em ambiente protegido e a integração do meio rural com o urbano.
O Cati Leite terá um minipastejo rotacionado com o objetivo demonstrar as tecnologias aplicadas no campo para viabilizar a atividade leiteira nas pequenas propriedades, colaborar para a agregação de renda à produção e a geração de empregos.
Diversidade para produção no campo com qualidade não irá faltar nos espaços do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM/Cati) e do IAC.  O DSMM/Cati levará mais de 20 espécies de sementes certificadas comercializadas pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, além de aproximadamente 270 espécies de árvores frutíferas e florestais nativas.
já o IAC contará com uma gama grãos, raízes, oleaginosas e flores, como o lançamento de variedades do feijão IAC-Imperador – mais resistente às principais pragas da lavoura e que atinge produtividade média superior a 2.500 kg por hectares aos 75 dias – e do trigo IAC 385 Mojave – que apresenta potencial produtivo em torno de seis mil quilos por hectare, o dobro das variedades em uso nas lavouras paulistas. Também são destaques do IAC variedades como café, hortênsias, mandioca, arroz, milho, amendoim, cana-de-açúcar, mamona, aveia, girassol e soja e atrações como o sistema de produção de milho em conjunto com a branquiária; apresentação do Projeto de Sustentabilidade Hídrica; estudos e equipamentos desenvolvidos para rugosidade na conservação do solo e água.
O Instituto Biológico (IB-APTA) irá apresentar seus produtos imunobiológicos para diagnósticos, com os quais ao longo dos anos tem conquistado a confiança da classe veterinária. O IB produz, por exemplo, alguns tipos de antígenos para diagnóstico de brucelose, tuberculinas PPD (derivado protéico purificado) bovina e aviária. Os institutos de Zootecnia (IZ), de Pesca (IP) e de Economia Agrícola (IEA), também vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, irão difundir as tecnologias geradas em suas áreas de atuação.
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) leva à Agrishow pesquisas sobre o aproveitamento integral de oleaginosas para a produção de alimentos e bionergia. O público poderá conhecer o “Projeto Aqui tem Ital”, que mostra os trabalhos desenvolvidos pelo instituto, além de curiosidades sobre alimentação, tudo disponível num terminal eletrônico interativo. Também estará disponível a Plataforma de Inovação Tecnológica, estrutura de apoio à geração de projetos de inovação tecnológica no setor de alimentos e embalagens.
No período haverá, ainda, venda de publicações e distribuição de materiais de divulgação das ações da Secretaria e entes vinculados.

SERVIÇO:
19ª Agrishow
Data: de 30 de abril a 4 de maio
Horário: das 8 às 18 horas
Local: Rodovia Antonio Duarte Nogueira, km 321
Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste  

Assessoria de Imprensa SAA – Estande da Agrishow
Marina Mantovani
Melissa Cerozzi
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.slideshare.net/agriculturasp

Pin It

Notícias por Ano