Apta

Secretaria de Agricultura inaugura sala com tecnologia para ver ao vivo dentro de colmeia no Museu do Instituto Biológico

A Secretaria de Agricultura de Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do seu Instituto Biológico (IB-APTA), inaugura, no dia 21 de maio, às 9 horas, o novo recinto interativo para abelhas sem ferrão. Com moderna tecnologia, o novo espaço permitirá ao visitante visualizar, ao vivo, o interior de uma colmeia por meio monitores. Além disso, será entregue a nova cenografia para a sala das formigas, dentro do Planeta Inseto e outras obras realizadas, num investimento de R$ 636 mil.

A nova sala é um espaço moderno e interativo, dedicado a explorar o universo das abelhas sem ferrão e onde o público terá a oportunidade de conhecer cada espécie de abelha e a sua importância. Além de obter informações sobre a produção de mel pelas abelhas sem ferrão, o visitante terá dados sobre educação ambiental, envolvendo também a polinização como fonte de produção de alimentos. A grande novidade é uma tela de projeção que transmite,ao vivo, o interior de uma colmeia por meio de câmera conectada ao ninho. Na ocasião também será entregue a nova cenografia para sala das formigas e as obras realizadas no Museu do Instituto Biológico.

Foram investidos R$ 636 mil na reforma do prédio, adequação das instalações e colocação de 665 metros quadrados de gradil com o objetivo de promover a integração da paisagem com outros centros culturais. A proposta é uma parceria entre o IB e a empresa Syngenta, que tem a manutenção e promoção da biodiversidade como um de seus pilares de sustentabilidade. A parceria teve início com as instalações das colmeias na área externa, no final de 2014.

Planeta Inseto

O Planeta Inseto foi criado há cinco anos pelo Instituto Biológico (IB), órgão ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e está sediado no Museu do IB. É o único empreendimento, no Brasil, classificado como Zoológico público do gênero (insetos). Além disso, o Planeta Inseto é certificado pela norma ISO 9001:2008 para divulgação científica e cultural em entomologia. Desde 2010, o Museu já recebeu mais de 120 mil visitantes.

Além das abelhas, os visitantes podem ver baratas praticando corrida, lagartas tecendo fio de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado e insetos que se assemelham a gravetos. A exposição Planeta Inseto disponibiliza ao público 25 atrações.

De forma lúdica e interativa, o público recebe informações sobre a presença dos insetos no cotidiano e a sua importância para o ambiente, produção de alimentos e a saúde humana. Existem mais de um milhão de espécies de insetos conhecidas.

 

Serviço

Museu do Instituto Biológico

Para agendar visita o interessado podeentrar em contatopelo e-mail planetainseto@biologico.sp.gov.br ou telefones (11) 2613-9500/ 9400.

Assessoria de Imprensa - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Tel.: (11) 5067-0069 / 0122 / 0127

saacomunica@sp.gov.br

 

Acompanhe a secretaria:

www.agricultura.sp.gov.br

www.twitter.com/agriculturasp

www.flickr.com/agriculturasp

Pin It

Notícias por Ano