cabecalho apta130219

Sanidade Avícola: Laboratório do IB é credenciado para mais três doenças

Acontece nesta sexta-feira (02/12), em Descalvado (SP), a cerimônia de credenciamento do Laboratório de Patologia Avícola do Instituto Biológico – IB/Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento contará com a presença de Mônika Bergamaschi, secretária da pasta; do coordenador da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Orlando Melo de Castro; do diretor do IB, Antônio Batista Filho; e do diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, Antônio Guilherme de Castro, além de avicultores e autoridades da região.
Com esse novo credenciamento pelo Mapa – Ministério da Agricultura, o Laboratório de Patologia Avícola do IB passará a realizar cerca de mil exames por mês, verificando a contaminação por Influenza Aviária, Laringotraqueíte e Doença de Newcastle. Castro salienta que, desde 2010, quando o Laboratório recebeu em torno de R$ 200 mil em investimentos do governo estadual para modernização e adequação das suas instalações, a unidade de Descalvado já realizava exames para Bronquite Infecciosa, Doença de Gumboro e Anemia Infecciosa, entre outras.
De acordo com o diretor do Centro, São Paulo, que é o maior exportador mundial de carne de frango, dispunha de apenas um laboratório credenciado para firmar diagnósticos na área de sanidade avícola em todo o estado. “Com a conclusão das obras de modernização do Laboratório de Patologia Avícola do IB, o governo estadual, através de Secretaria de Agricultura, cria uma alternativa para atender a crescente demanda das casa genéticas e presta um importante serviço para a área de sanidade avícola”, afirma Castro.
A região Araraquara, a qual pertence Descalvado, é uma das maiores produtoras de carne de frango do estado e concentra boa parte da avicultura de corte. A atividade ocupa o terceiro lugar no valor da produção do agronegócio paulista, antecedida apenas pela cana-de-açúcar e laranja.  
Serviço:
Entrega do Laboratório
Data: 02/12/11
Horário: a partir da 10h30
Local: Rua Bezerra Paz, 2278 próximo a Fabrica Royal Canin – Descalvado/SP.
Programação:
11h00 - Recepção às autoridades e convidados
11h15 -  Visita às Instalações do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola – Instituto Biológico
11h30 - Apresentação da maquete das futuras instalações do prédio doado à Secretaria de Agricultura pela FUNDEPAG
11h45 - Deslocamento de convidados e autoridades até o espaço de eventos
12h00  - Entrega formal do credenciamento do Laboratório para os exames de Influenza Aviária, Laringotraqueíte e Doença de Newcastle por autoridades do Mapa
Inicio dos exames oficiais da enfermidades: Influenza Aviária, Laringotraqueíte e doença de Newcastle
Ato formal da entrega do prédio doado à Secretaria de Agricultura pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio

Assinatura de renovação do convenio APA Secretaria da Agricultura 
12h30 - Pronunciamento das autoridades presentes
13h00 - Almoço com as lideranças do setor e convidados: Prefeitos, Deputados, Empresários e técnicos do setor avícola

Texto: Nara Guimarães

INFORMAÇÕES

Assessoria de Comunicação da Secretaria
Marina Mantovani/Adriana Rota/Nara Guimarães
Tel.: (11) 5067-0069

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
www.orkut.com.br
www.slideshare.net/agriculturasp

Pin It

Notícias por Ano