Apta

Projeto do IZ vai elaborar índices econômicos de seleção para melhoramento de bovinos da raça Nelore

Índices econômicos de seleção para o melhoramento genético de bovinos da raça Nelore vão ser elaborados pela pesquisadora Claudia Cristina Paro de Paz, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O projeto foi aprovado no Edital MCT/CNPq nº14/2010 – Universal – Faixa B, e será executado no período de 2010 a 2012.
A bovinocultura de corte tem destaque especial no mercado brasileiro de carnes, diz a pesquisadora ao justificar o projeto. “Atualmente, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de carne bovina, fazendo desta atividade agropecuária uma das mais relevantes atividades econômicas no país.”
O alto consumo de carne bovina também justifica a importância da atividade, uma vez que esta fonte de proteína animal é uma das mais ricas e necessárias para o organismo humano, explica Paz. “Para o maior desempenho produtivo brasileiro, programas de avaliação genética são fundamentais para a cadeia produtiva de carne.” 
A pesquisadora aponta características de importância econômica que podem ser utilizadas no processo de avaliação genética, como as produtivas, reprodutivas e de qualidade de carcaça. Assim, pretende-se estudar quais características irão compor o índice, considerando, a priori, peso corporal ao nascer, aos120 dias de idade, ao desmame, aos 365 ou 450 dias de idade e na idade adulta; idade ao primeiro parto; período de gestação; qualidade de carcaça, que será indicada por área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea ou espessura de gordura subcutânea da garupa e produtividade acumulada.
“Considerar várias características no processo de seleção pode causar menor ganho genético para cada uma delas”, diz a pesquisadora do IZ, “principalmente se não houver associação genética entre estas ou ainda, se esta associação for desfavorável.”
A criação de um índice de seleção, que possa ponderar todas as características relevantes, é uma alternativa para que a seleção seja realizada de forma eficiente, explica Paz. “Um dos motivos de se trabalhar com o índice é a composição de sua estrutura, que leva em conta um ponderador para cada característica considerada. O ponderador é calculado considerando a relevância da característica no processo de seleção, o seu valor econômico, a herdabilidade e as associações genéticas desta característica com as demais.” Porém, a dificuldade de se propor um índice de seleção é estimar os ponderadores econômicos. 
Para a determinação dos valores econômicos, a pesquisadora considera necessário traduzir o objetivo de seleção para uma linguagem matemática. “Além da importância para o melhoramento genético, as funções de rentabilidade são muito úteis ao planejamento do produtor, evidenciando pontos de estrangulamento da atividade e indicando em qual este deve focar sua atenção e, também, no auxílio para a tomada de decisões de descarte.”
Ela cita as duas principais perspectivas em que a rentabilidade vem sendo abordada na literatura: lucro e eficiência. “O lucro é a receita subtraída dos custos e a eficiência, definida como retorno ao investimento, é a receita dividida pelos custos ou ainda a eficiência pode ser definida como custo por unidade de produção, que é custo dividido pela receita.”
No entanto, a maior dificuldade apresentada pela abordagem baseada na eficiência econômica, mesmo na ausência de melhoramento genético, é que esta pode ser alterada devido às variações tanto no valor unitário da receita como da despesa, pondera Paz. Dessa maneira, este trabalho pretende propor índices de seleção a partir da obtenção de ponderadores econômicos para as características de importância econômica que forem consideradas em programas de seleção de bovinos de corte da raça Nelore.

Acesse fotos: 
- Programa de Melhoramento Genético de Sertãozinho/IZ

- Curadoria - Coleção Bovinos

Centro de Comunicação do IZ
Tatiana Massako Kawakami (marketing)
(19) 3466-9434
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp

Pin It

Notícias por Ano