Apta

Projeto de educação ambiental do Polo Centro Norte/APTA Regional, premiado pela 3ª vez no Diálogo Interbacias

O trabalho “Diagnóstico de Bacia Hidrográfica: Contribuições à Educação Ambiental” foi premiado como “Melhores práticas significativas de educação ambiental em recursos hídricos”, na categoria de melhor apresentação oral de trabalho, durante o “IX Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos”, que aconteceu no período de 12 a 15 de setembro em Barra Bonita (SP). É a terceira vez que o projeto recebe o título. As premiações anteriores foram em 2008 (VI Diálogo Interbacias), como apresentação oral em seções técnicas, e em 2009 (VII Diálogo Interbacias), como melhor trabalho apresentado em painel.
O trabalho faz parte do projeto “Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação – FEHIDRO TG 350/2011”, realizado com recursos do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (FEHIDRO), via Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG), em Pindorama, pelo Polo Centro Norte/APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O projeto é coordenado pelo pesquisador Antonio Lucio Mello Martins, diretor do Polo Regional, que incentiva sua equipe técnica a participar anualmente do encontro para divulgar as ações regionais realizadas pelo projeto. Este ano, foram focadas as atividades tanto técnicas quanto pedagógicas voltadas para a capacitação de educadores do projeto nos anos de 2010 e 2011.
O trabalho foi selecionado entre os 145 trabalhos inscritos, dos quais 11 são escolhidos para apresentação oral e apenas seis são premiados com troféu de melhores práticas significativas de educação ambiental em recursos hídricos.
Sobre evento
O encontro “Diálogo Interbacias” é realizado pelo Consórcio de Comitês de Bacias Hidrográficas Paulistas. Trata-se de Projeto de Educação Ambiental, contínuo e permanente, que proporciona, entre outros fatores, a construção de valores e a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas à participação responsável na gestão das águas. Leva-se em conta a necessidade de formação de diferentes atores sociais para atuarem nos processos decisórios dos Sistemas Integrados de Gerenciamento de Recursos Hídricos, respeitadas suas especificidades e diversidade cultural.
Entre os objetivos permanentes do “Diálogo Interbacias”, destacam-se a discussão e avaliação dos resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, por todos os educadores e técnicos que atuam nas bacias hidrográficas; a identificação e premiação, entre os participantes do Diálogo, das melhores práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos; a articulação da integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e outras instituições parceiras, visando à sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção das águas e florestas; a disponibilização das informações sobre as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos; e a promoção da integração entre os Comitês de Bacias e as instituições do ensino formal e informal. Mais informações podem ser encontradas no site http://dialogointerbacias.org.
Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (17) 3572-1592/2208 ou pelo e-mail polocentronorte@apta.sp.gov.br.
Acesse fotos
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Camila Amorim/Eliane Christina da Silva
(11) 5067-0424

 

Pin It

Notícias por Ano