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Preços ao produtor: alta de 5,43% na segunda quadrissemana de Fevereiro

O IQPR – Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista registrou alta de 5,43% na segunda quadrissemana de Fevereiro, segundo o Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IEA/APTA/SAA). Os produtos que registraram as maiores altas nesta quadrissemana foram: laranja para mesa (57,64%), laranja para indústria (22,96%), tomate para mesa (7,46%), arroz (7,33%), algodão (6,02%), amendoim (5,52%) e feijão (4,89%). 
Para a laranja de mesa, a ocorrência da entrada do verão elevando o consumo de sucos, associada às chuvas em grande intensidade no segundo semestre de 2009 prejudicaram as floradas, causando uma diminuição da oferta nesse início de ano que impactou as cotações, recuperando-as. Além de que, em fevereiro, com o findar da safra, a oferta desta fruta se reduz de forma importante afetando os preços com pressões para alta. Esse fato está refletido também na laranja para indústria. 
O tomate para mesa iniciou um movimento de alta nos preços, devido às fortes chuvas. Para o arroz, a alta reflete o excesso de chuvas que provocou perda em torno de 15% na safra de arroz do Rio Grande do Sul. As enchentes atingiram as principais regiões desse principal produtor nacional que tem grandes extensões de cultivo irrigado. 
No feijão, que reverte tendência de queda, a estiagem por alguns dias melhorou a qualidade do produto elevando as médias dos preços recebidos pelos produtores. Ressalte-se que face aos preços não remuneradores que ocorreram nos últimos meses, sempre abaixo dos custos de produção, trata-se neste caso do inicio da recuperação. 
Os produtos que apresentaram queda de preços no período foram: soja (14,19%), banana nanica (9,85%), carne suína (9,34%) e milho (7,56%). Para a soja, depois de anunciada safra recorde com crescimento de 30% associada ao início da colheita, as cotações do produto recuaram, além das mudanças na economia chinesa que prognosticam menores aquisições desse produto por esse país asiático. 
No caso da banana, a primavera quente e excepcionalmente úmida favoreceu a formação dos cachos de banana aumentando a sua oferta em período de maior entrada de frutas no mercado, com grande concorrência entre elas e conseqüente redução de preços, aliado ao menor consumo devido ao início das férias escolares.

A íntegra do artigo está disponível em www.iea.sp.gov.br 

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