Apta

Preços Agrícolas sobem 2,43% na terceira quadrissemana de outubro

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)  subiu 2,43% na terceira quadrissemana de outubro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O resultado é fruto de aumento de 2,33% no índice de produtos de origem vegetal e de 2,69% no índice de produtos de origem animal.
Com a exclusão da cana-de-açúcar do cálculo, tanto o índice geral quanto o índice de produtos vegetais sobem menos, respectivamente 2,32% e 1,97%.
As altas mais expressivas ocorreram nos preços do amendoim (35,47%), da carne de frango (13,69%), da carne suína (12,76%), da batata (9,12%) e do milho (4,54%). O amendoim avançou na recuperação de preços, cujos níveis foram muito baixos no primeiro semestre do ano, dizem os pesquisadores Eder Pinatti, José Alberto Ângelo, José Sidnei Gonçalves e Luis Henrique Perez. 
Também a carne de frango recuperou preços que  se encontravam em patamar bem inferior aos anteriores. Por sua vez, a alta do preço da carne suína decorre do aumento da demanda, principalmente por parte da indústria, que está incrementando a produção de derivados da carne, com vistas ao consumo do final do ano.
As quedas mais significativas foram verificadas nos preços da banana nanica (13,58%), dos ovos (10,10%), do feijão (9,57%), do trigo  (6,01%) e do leite tipo C (5,81%).
A evolução dos índices quadrissemanais de preços desta quadrissemana confirma a tendência de alta, em comparação com a segunda quadrissemana de outubro, dizem os pesquisadores do IEA. O índice geral cresceu 0,9 ponto percentual, enquanto o índice de produtos vegetais aumentou 0,5 ponto percentual. Já o índice de produtos animais apresentou o maior crescimento (2,0 pontos percentuais) nas últimas quatro semanas, puxado pelas altas dos preços das carnes de frango, suína e bovina
Link: íntegra do artigo no site do IEA
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com./agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp  
  

Pin It

Notícias por Ano