cabecalho apta130219

Preços agrícolas: queda de 3,34% na terceira quadrissemana de julho

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) caiu 3,34% na terceira quadrissemana de julho, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O maior recuo ocorreu nos preços dos produtos de origem vegetal, cujo índice apresentou variação negativa de 4,57%, enquanto o índice de preços dos produtos animais diminuiu 0,28% no período.
As quedas mais expressivas foram verificadas nos preços da laranja para mesa (26,62%), do tomate (23,78%), da batata (9,82%), dos ovos (9,06%) e da carne suína (6,02%). No caso da laranja de mesa, contribuiu o efeito-safra, associado ao tradicional menor consumo de sucos caseiros nos meses de inverno e também à entrada no mercado consumidor de parte da laranja destinada à indústria, devido aos baixos preços praticados pelas empresas processadoras.
As menores cotações da batata refletem a boa oferta do produto, oriundo das diversas regiões que abastecem o mercado paulista, segundo os  pesquisadores Eder Pinatti, José Alberto Ângelo, José Sidnei Gonçalves e Luis Henrique Perez. Para os ovos, a queda dos preços é decorrência da redução de demanda, tanto na agroindústria de massas e panificação como no consumo direto.
As altas mais significativas foram observadas nos preços do amendoim (14,66%), do feijão (9,51%), dos leites B (4,61%) e C (4,23%) e da carne de frango (3,30%).
A evolução dos índices quadrissemanais de preços continua com tendência de queda, retrocedendo significativamente em relação à quadrissemana anterior, dizem os pesquisadores do IEA. O índice geral recuou 1,3 ponto percentual; o índice de produtos vegetais, 0,7 ponto percentual; e o índice de produtos animais, 3,2 pontos percentuais. “Estes recuos se devem, em grande parte, às variações negativas registradas nos produtos de origem vegetal, principalmente a cotação da cana-de-açúcar, tomate e da laranja.”

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Acompanhe a Secretaria de Agricultura pelo Twitter

Pin It

Notícias por Ano