cabecalho apta130219

“Planeta Inseto” do Instituto Biológico vai ao Parque Ecológico de Campinas

O “Planeta Inseto” do Instituto Biológico (IB-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vai ao Parque Ecológico “Monsenhor Emílio José Salim”, em Campinas (SP), no período de 4 a 12 de junho. O evento fará parte dos eventos da Semana do Meio Ambiente, já que o Dia Internacional do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho.
Nesse período, será possível conhecer tudo do “mundo dos insetos”, que está tão presente em nossas vidas e muitas vezes passa despercebido, explica o diretor do IB Antonio Batista Filho.  São os insetos que nos fornecem roupas e alimentos, como as lagartas do bicho-da-seda e as abelhas que produzem mel. “Alguns povos utilizam insetos como fonte de alimentação, outros treinam esses pequenos animais para competirem em campeonatos de lutas.”
Os insetos representam mais da metade de todos os organismos vivos conhecidos, conta Batista. Somente as formigas representam 15% do peso de todos os seres vivos do planeta.  E ainda existem insetos que são produzidos em laboratório para controle de outros insetos que atacam plantações e animais - é o que se denomina controle biológico. Além disso, será possível presenciar uma corrida de baratas “ao vivo” no baratódromo.
“Porém, mesmo se você já sabia sobre essas curiosidades, venha visitar o evento e aprofundar seus conhecimentos”, convida o diretor do IB. Os organizadores apresentam o “Planeta Inseto vai ao Parque” com criatividade e didática, de forma a entreter todos os públicos, de grandes entendedores do assunto a apenas curiosos. O evento, explica Batista, vai disponibilizar ao público, de forma lúdica e interativa, diversos aspectos sobre esses seres vivos, sensibilizando para a importância desses organismos na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.
O cenário é de um grande zoológico de insetos, localizado num casarão do século XIX, sede da antiga Fazenda “Mato Dentro”. Lá o visitante poderá conhecer, ao vivo, como as lagartas do bicho-da-seda formam o fio que dará nossa vestimenta. Da mesma forma, a produção de mel é ilustrada pelas abelhas em plena atividade. Um formigueiro artificial revela a organização das formigas e a divisão de trabalho no interior de sua habitação. Cupinzeiros juntam-se a abelhas e formigas para mostrar o incrível grupo de insetos sociais e o seu papel na reciclagem de material orgânico.
A exposição é aberta ao público em geral, especialmente aos estudantes.  As escolas podem agendar as visitas através do telefones (19) 3252.9988 e 3294.3479 ou do e-mail pemejs@ambiente.sp.gov.br. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Mais informações sobre o projeto “Planeta Inseto” podem ser obtidas no site www.biologico.sp.gov.br.
SERVIÇO:
“Planeta Inseto vai ao Parque”
Local: Parque Ecológico “Monsenhor Emilio José Salim”
Período: 04 a 12 de junho de 2011
Horário: 8:30 às 12:30 e 14:00 às 17:00 h
Endereço: Rodovia Heitor Penteado, Km 03 – Vila Brandina – Campinas – SP
Contato: (19) 3252.9988 e 3294.3479 ou e-mail pemejs@ambiente.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria nas redes sociais:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
www.slideshare.com/agriculturasp
www.orkut.com.br

Pin It

Notícias por Ano