Apta

Pesquisadores paulistas participam de livro que reúne o de mais atual sobre milho

Os pesquisadores Aildson Pereira Duarte, do Instituto Agronômico (IAC-APTA), e Alfredo Tsunechiro, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), estão entre os autores da publicação “Milho - O produtor pergunta, a Embrapa responde”, cuja primeira edição foi publicada em 2011. A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) é vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
O livro reúne as informações mais recentes sobre a cultura do milho, com maior ênfase ao sistema de produção, diz na apresentação o pesquisador Antônio Álvaro Corsetti Purcino, da
Embrapa Milho e Sorgo. “Além do plantio de grãos na safra normal, são também abordados aspectos do plantio do milho safrinha, da produção de silagem e da integração lavoura-pecuária. Trata também de aspectos da produção de milhos especiais, como o de pipoca, o doce, o verde e o minimilho, e dos aspectos ligados à utilização do milho em diferentes cadeias produtivas.”
O livro foi organizado na forma de perguntas e respostas, de maneira a sintetizar informações básicas e esclarecer as principais dúvidas de agricultores e técnicos. As perguntas foram coletadas nos diversos tipos de contatos entre pesquisadores, produtores, extensionistas, consumidores, estudantes e técnicos das indústrias de insumos, além de dias de campo, congressos, visitas, seminários, feiras, palestras e ainda consultas endereçadas à Embrapa Milho e Sorgo. Mais de 60 técnicos (pesquisadores, extensionistas, professores universitários e consultores em todo o País) participaram na elaboração das respostas.
Aildson Duarte participa do capítulo 20, “Milho Safrinha”, ao lado dos pesquisadores Antonio Carlos Gerage, Gessi Ceccon, Vagner Alves da Silva, José Carlos Cruz, Rodolfo Bianco, Everton Diel Souza, Frederico Campos Pereira e Romeu Soares Filho.
Já o capítulo 21, “Economia”, reúne, além de Alfredo Tsunechiro, os pesquisadores Jason de Oliveira Duarte e João Carlos Garcia.
“Os esforços de instituições de pesquisa, públicos e privados, para melhorar a produtividade e a rentabilidade do milho resultaram no desenvolvimento de inúmeras cultivares mais produtivas e adaptadas a diversas regiões e sistemas de produção e na utilização de técnicas de manejo mais adequadas, que levam em consideração o aumento da eficiência na utilização de insumos, a preservação ambiental e a defesa da saúde do produtor e do consumidor”, diz a introdução do livro.       
Congresso Nacional do Milho
Cerca de 500 trabalhos técnicos/científicos devem ser apresentados no “29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo 2012” que acontece no período de 26 a 30 de agosto, em Águas de Lindoia (SP). O evento – promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) - será realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IAC, IB, IEA e APTA Regional) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI); Embrapa Milho e Sorgo e IAPAR.
O congresso, quem tem várias empresas como patrocinadoras, tem o propósito de analisar e discutir os avanços das tecnologias responsáveis pelo desenvolvimento das duas culturas no Brasil. Com o tema “Diversidade e inovações na era dos transgênicos”, a programação técnico-científica do evento abrangerá as modalidades de conferência, palestras (12) e painéis (8). Além disso, haverá exposição de pôsteres com os resultados mais recentes de conhecimento gerado. Também serão oferecidos quatro minicursos visando propiciar treinamento para extensionistas e produtores. Empresas do agronegócio de milho e sorgo deverão apresentar novos produtos e serviços em estandes montados no local do evento.   
Estão previstas a presença de renomados palestrantes do Brasil/exterior e a participação de cerca de 800 pessoas. O público-alvo é constituído de profissionais que atuam nas cadeias produtivas do milho e do sorgo (produtores rurais, dirigentes e técnicos de indústrias de insumos e máquinas/equipamentos, pesquisadores, extensionistas, representantes de órgãos de fomento, formuladores de políticas agrícolas, professores e estudantes universitários).
Quem quiser adquirir o livro, deve entrar em contato com vendas@sct.embrapa.br e sac@cnpms.embraça.br ou pelos telefones (61) 3448-4236 e (31) 3779-1000/1250.
Mais informações sobre o Congresso Nacional do Milho podem ser obtidas no site www.milhoesorgo.com.br.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424              

Pin It

Notícias por Ano