cabecalho apta130219

Palestras sobre sanidade em agricultura familiar reuniram em setembro cerca de 100 pessoas entre produtores e técnicos

Quase 100 pessoas participaram de três eventos do programa de sanidade em agricultura familiar (PRONAF), que ocorreram em setembro nos municípios paulistas de Socorro e Louveira. O evento é promovido pelo Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com APTA Regional, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI/SAA), Instituto Agronômico (IAC-APTA/SAA) e entidades do setor rural.
No dia 19 de setembro, em Socorro, produtores rurais, técnicos e outros profissionais da área participaram de palestra sobre uso de produtos químicos na aqüicultura (diagnóstico por meio das ferramentas microscopia eletrônica e histopatologia). Tratou-se da importância do uso racional de diversos produtos químicos na aqüicultura, bem como consequências adversas de seu emprego indevido, tanto para a produção quanto para o produto final e o meio ambiente. Na segunda parte, as palestras abordaram assuntos como importância da coleta segura, seu acondicionamento e envio de amostras para diagnóstico rápido e confiável.
Em 21/9, doenças do cafeeiro que podem afetar a produção da cultura foram discutidas por produtores rurais da Associação de Cafeicultores do Bairro do Serrote, no Município de Socorro, com a presença de extensionistas da região. Promovido pelo IB, Polo Regional Leste Paulista e Casa da Agricultura de Socorro, o evento foi organizado pelo pesquisador Joaquim Adelino e pelo engenheiro agrônomo Rodrigo das Silva Binoti. A pesquisadora Flávia Rodrigues Alves Patricio (IB) falou sobre diagnóstico e manejo de doenças do cafeeiro, com intensa participação do público presente.
No dia 27/9, cerca de 65 pessoas, entre produtores e técnicos, participaram em Louveira do “2º Encontro sobre pérola-da-terra, doença de tronco, adubação e manejo da videira”, promovido por IB, IAC e Prefeitura do município. No evento, foram abordados assuntos relacionados à videira como pérola-da-terra e doenças de tronco. Ressaltou-se a ocorrência, em alta incidência, de doenças de tronco e podridões de raiz nos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo; os sintomas provocados por essas doenças; as causas e as estratégias de manejo. Entre os palestrantes, os especialistas Lucas R. Garrido e Marcos Botton, da Embrapa Uva e Vinho.
Mais informações sobre a agenda do PROSAF estão disponíveis em http://www.biologico.sp.gov.br/prosaf.php.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

 

Pin It

Notícias por Ano