cabecalho apta130219

Ovinos: IZ faz parceria com Universidade do RJ e Instituto Federal do ES

Uma Unidade Demonstrativa de Produção e Reprodução de Ovinos - ligada ao Laboratório de Reprodução e Melhoramento Genético Animal (LRMGA) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes (RJ) -, recentemente inaugurada, terá a parceria do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A Unidade será responsável por todo o levantamento de custo da produção e deverá oferecer aos produtores técnicas reprodutivas como inseminação artificial, transferência de embriões e melhoramento de matrizes. Também oferecerá orientação quanto à utilização de capim e uso reduzido de vermicidas.
A ideia de implantar a Unidade é decorrente de levantamento feito pelo professor Ângelo Burla Dias, pesquisador do LRMGA/UENF), sobre a atividade na região. Ainda fazem parte do grupo de pesquisa e da formação da Unidade Demonstrativa o pesquisador Ricardo Lopes Dias da Costa (IZ) e a professora Aparecida de Fátima Madella, do Instituto Federal do Espírito Santo.
Como não é missão dos pesquisadores e técnicos da Universidade visitar propriedades para prestar assistência técnica, a ideia da Unidade Demonstrativa é criar condições para que os criadores visitem a UENF e conheçam na prática formas viáveis de melhorar o rendimento de sua produção, ao utilizar as técnicas recomendadas.
Em encontro com os profissionais da UENF e do Instituto Federal de Alegre, Ricardo discutiu ainda projetos nas áreas de reprodução de ovinos machos e sobre comportamento animal com borregos, que serão realizados no IZ e no Campus de Alegre. “Os trabalhos desenvolvidos no IZ estarão sob responsabilidade da equipe de ovinos e no IFES de Alegre seremos co-autores.”
Dissertações e tese
O pesquisador Ricardo Costa recentemente foi membro da banca de defesa de uma tese de doutorado e de duas dissertações de mestrado na área de reprodução e melhoramento de ovinos. Ele participou das bancas na defesa, respectivamente, de projetos da mestranda Dayana Rangel Falcão Almeida (“Caracterização da diversidade genética de ovinos da raça Santa Inês do Espírito Santo por meio de marcadores microssatélites”) e Amanda Silva de Azevedo (“Identificação de regiões do genoma associado às características de carcaça de ovinos Santa Inês e cruzadas com Dorper”).
Além disso, fez parte da banca do doutorando Carlos Humberto Sanson Moulin, que defendeu a tese “Efeito da suplementação com gordura protegida na qualidade da carne de borregos”. A tese é parte de projeto do qual o pesquisador Ricardo Lopes é co-autor. “Artigos já foram produzidos e estão sendo encaminhados às Revistas Científicas”, diz Ricardo.
Assessoria de Comunicação Institucional e Imprensa do IZ
Lisley Silvério (jornalista)
Tatiana Kawakami (publicitária)
(19) 3466-9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Pin It

Notícias por Ano