cabecalho apta130219

Oficina sobre qualidade na operação de semeadoras, em Jundiaí (SP)

O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promove, no dia 30 de setembro em Jundiaí (SP), a “II Oficina Tecnológica sobre Qualidade na Operação de Semeadoras”. O evento tem como objetivo de difundir, corrigir e alinhar conceitos tecnológicos para a gestão da qualidade na implantação mecanizada de lavouras. 
A oficina, coordenada pelos pesquisadores Afonso Peche Filho, Sergio Augusto Hiroaki Kurachi e Moises Storino do Centro de Engenharia e Automação (CEA-IAC), destina-se a agricultores, engenheiros, técnicos, representantes comerciais, empresários e outros profissionais ligados à área de ciências agrárias, envolvidos com questões relacionadas com a implantação de lavouras. O programa do evento contempla três etapas: apresentação de embasamento conceitual sobre as questões que envolvem a qualidade e outros assuntos técnicos complementares; atividade composta de práticas para verificação, avaliação e manutenção de componentes; e técnicas para controle de qualidade operacional e desenvolvimento profissional.
As atividades deverão ser realizadas dentro de uma carga horária de 8 horas distribuídas entre 8:30 h e 16:30 h. O evento consolida os esforços do CEA-IAC no sentido de disponibilizar tecnologia para contribuir com o movimento pela qualidade nas operações de semeadura, dizem os coordenadores.
            Outras informações podem ser obtidas no CEA-IAC pelo telefone (11) 4582-8155 (com Pedro Pontes ou Afonso Peche Filho) ou pelo e-mail ppontes@iac.sp.gov.br.
 
Programação:

1ª Etapa: Embasamento teórico – atividade em sala
- Conceito de qualidade operacional em lavouras.
- Relações da qualidade de insumos com o desempenho de máquinas.
- Métodos estatísticos da qualidade.    
2ª Etapa: Avaliação de semeadoras e componentes – atividade de campo
- Avaliação dos elementos orgânicos.
- Avaliação de componentes.
- Técnicas de manutenção operacional.     
3ª Etapa: Qualidade operacional – atividade em sala
- Indicadores de qualidade operacional na semeadura.
- Técnicas para controle da qualidade operacional.
- Técnicas para avaliação de desempenho.
- Perfil do semeador/operador profissional de qualidade.

Assessoria de Comunicação da APTA

José Venâncio de Resende

(11) 5067-0424

Acompanhe a Secretaria de Agricultura pelo Twitter

Pin It

Notícias por Ano