cabecalho apta130219

Novo serviço leva suporte tecnológico do ITAL até micro e pequenas empresas

O Prumo Alimentos – ITAL foi lançado nesta segunda-feira, 27 de abril, durante a Agrishow de Ribeirão Preto, pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Trata-se de um veículo (caminhão) que faz parte do Programa de Unidades Móveis (Prumo), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e conta com estrutura laboratorial, com o objetivo de facilitar o suporte tecnológico a micro e pequenas empresas. O atendimento será acompanhado por pesquisadores do ITAL e terá, ainda, o apoio do Serviço de Apoio das Micro e Pequenas Empresas de São Paulo SEBRAE-SP).

O investimento para aquisição do veículo, mobília e equipamentos totalizou 288 mil reais, verba proveniente da Finep. Ao permitir que testes e análises sejam realizados in loco, o Prumo Alimentos - ITAL vai possibilitar que diagnósticos sejam fechados imediatamente. Nos casos em que isso não for possível, amostras serão preparadas e transportadas até a sede do Instituto, em Campinas (SP). A área de abrangência da unidade será, inicialmente, todo o estado de São Paulo e os atendimentos devem começar em junho. Todos os setores nos quais o Instituto atua poderão ser atendidos, ou seja, cereais, chocolates, balas, confeitos, embalagens, carnes, laticínios, frutas e hortaliças, engenharia e pós-colheita, além de análises químicas, físicas, microbiológicas e sensoriais.

“O Prumo Alimentos - ITAL será um facilitador do cumprimento da missão do Instituto, principalmente no que se refere à assistência tecnológica, já que o ITAL vai para perto da empresa e, com isso, estabelece uma aproximação com o setor produtivo”, afirma o Diretor Substituto do ITAL, Airton Vialta, que coordenou o projeto no Instituto. Os atendimentos serão pagos pelas empresas, com subsídio da Finep e do Sebrae-SP . Ao ITAL, caberá a execução do trabalho, com mobilização dos profissionais e da estrutura necessária.

O procedimento de atendimento deve começar pela identificação de uma necessidade pelo Sebrae-SP, pelo próprio ITAL ou por solicitação do cliente, por meio do e-mail prumo@ital.sp.gov.br. Feito o cadastro da demanda, a empresa receberá a visita de um técnico do ITAL, que fará uma avaliação inicial e voltará à sede para elaborar uma proposta, já com o orçamento. Caso a proposta seja aceita, a empresa receberá a visita técnica acompanhada da unidade móvel devidamente equipada para a realização do diagnóstico in loco. Depois, a empresa recebe um relatório apontando as soluções para a demanda apresentada.

Segundo Vialta, o atendimento realizado pelo Prumo Alimentos - ITAL deve proporcionar benefícios que vão além dos atendimentos em si. “Na medida em que as demandas tecnológicas das empresas são selecionadas, elas acabam contribuindo para a melhoria da qualidade dos produtos e para o melhor desempenho da empresa que, com isso, poderá crescer e gerar mais empregos”, afirma. Assim, a unidade móvel pretende, por meio da melhoria de produtos e processos e das empresas, apoiar a agroindústria e contribuir para levar aos consumidores alimentos de melhor qualidade.

Assessoria de Comunicação – ITAL
Leila Ming Bratfisch
(19) 3743-1757 / leila@ital.sp.gov.br

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Pin It

Notícias por Ano