cabecalho apta130219

“Nanotecnologias e Agricultura” abre ciclo de palestras sobre os 67 anos do IEA

Um ciclo de palestras sobre temas variados marcará, de 5 a 26 de novembro sempre às quintas-feiras a partir das 13:30h, a comemoração dos 67 anos do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Os eventos deverão contar com a presença do secretário João Sampaio.
No dia 5 de novembro, o tema em destaque será “Nanotecnologias e Agricultura”. A palestra será ministrada pelos pesquisadores do IEA Soraia de Fátima Ramos e Richard Domingues Dulley, tendo como debatedor Odílio Benedito Garrido de Assis, da unidade São Carlos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na ocasião, haverá o lançamento de dois livros: "Agronegócio: Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sociedade - Ciclo de Debates IEA 65 anos" e "Estudos sobre os Impactos da Nanotecnologia na Cadeia Produtiva da Soja Brasileira”.
O primeiro reproduz as palestras proferidas no IEA por especialistas convidados, em 2007. Os textos, que mantêm atualidade, têm como autores Luiz Carlos Bresser Pereira, Roberto Rodrigues, Xico Graziano, Gilberto Dupas, Fernando Bento Homem de Melo, Décio Zylbersztajn, Guilherme Leite da Silva Dias, Ricardo Abramovay, José Roberto Mendonça de Barros, José Garcia Gasques, Arílson Favareto, Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco, Maristela Simões do Carmo, Marilena Igreja Lazzarini, Ivan Wedekin e Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros.
A outra obra reúne os principais resultados de pesquisa sobre nanotecnologia, conduzida no âmbito do IEA. Coloca em debate as possíveis aplicações dessas tecnologias na agricultura e na indústria agroalimentar, com um cenário esperado que aponta para a introdução de novas práticas de manejo no campo, inovações na fabricação e utilização de insumos agroquímicos e de máquinas, sofisticação dos processos de transporte e de embalagens de produtos, além de incluir novos conteúdos na composição dos produtos alimentícios.
“No emergente mercado de produtos nanotecnológicos, empresas multinacionais já oferecem resultados em áreas como medicina, farmacêutica, cosmética, têxtil, automobilística e agrícola”, conforme destaca a organização do ciclo de palestras. O livro é de autoria de Paulo Roberto Martins e Soraia de Fátima Ramos (organizadores), Richard Domingues Dulley, Elizabeth Alves e Nogueira, Roberto de Assumpção, Sebastião Nogueira Junior, André Luiz Lacerda e Marisa Zeferino Barbosa.
PROGRAMAÇÃO:
12 de novembro
"Novas tecnologias para produção de energias renováveis: reflexões sobre impactos no campo"
O avanço no desenvolvimento de tecnologias para produção de biocombustíveis no Brasil poderá mudar os cenários de renda das economias locais, do uso da terra e das questões fundiárias, especialmente no Estado de São Paulo. Dentro desse tema também serão discutidas questões sobre viabilidade econômica, tempo de vida e utilização do etanol versus outros combustíveis renováveis na matriz energética. Diversas tecnologias estão sendo estudadas e desenvolvidas no Brasil e, principalmente, no exterior, o que a médio e longo prazo poderá determinar os novos rumos da produção e do mercado.
Palestrante: Sérgio Alves Torquato (IEA)
Debatedor: Luiz Antonio Dias Paes (Centro de Tecnologia Canavieira)
19 de novembro
“Desenvolvimento Territorial: Água e Vinho”
A área de estudos socioeconômicos do IEA concentra projetos de pesquisa que partem do conhecimento das realidades econômica, social e ambiental dos diversos espaços. Ao considerar a diversidade dos atores inseridos busca-se estimular a organização e os mecanismos de funcionamento, com o objetivo de fomentar suas potencialidades e desenvolvimento. No evento serão apresentados os territórios, as interações sociais e as territorialidades como perspectivas de análise e a apropriação empírica desses conceitos em estudos desenvolvidos na instituição sobre a água e o vinho.
Palestrante: Nilce da Penha Migueles Panzutti, Adriana Verdi, Yara Maria Chagas de Carvalho (IEA)
Debatedor: Claire Cerdan (Universidade Federal de Santa Catarina)
26 de novembro
“A Importância das Informações Estatísticas para o Agronegócio”
As estatísticas agrícolas proporcionam melhor apreciação e avaliação da situação da agricultura na economia pelos agentes envolvidos. Reúnem informações que subsidiam a formulação de políticas públicas, bem como auxiliam no planejamento e na tomada de decisões pelas instituições governamentais, fornecem dados básicos para a pesquisa científica e para a extensão rural, em especial no campo socioeconômico e informações a entidades privadas e aos agricultores para auxiliá-los no planejamento de suas atividades.
Palestrante: Denise Viani Caser (IEA)
Debatedor: Alfredo Coli (Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, São Paulo)
As inscrições poderão ser feitas no site do IEA (www.iea.sp.gov.br) ou pelo e-mail ledamaria@iea.sp.gov.br. O IEA fica na Avenida Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda - São Paulo.
Assessoria de Comunicação da Secretaria
Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães
Tel.: 11 5067-0069
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp 
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com/
www.delicious.com/agriculturasp

Pin It

Notícias por Ano