cabecalho apta130219

“Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Pecuária” será tema de workshop no IZ

O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA-SAA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza nesta terça-feira (09/11), às 8 horas, em Nova Odessa (SP), o “IV Workshop sobre Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Pecuária – Estratégias para melhoria da eficiência energética visando à redução da emissão de metano entérico”. O evento é patrocinado por FUNDEPAG, FUNDAG, Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC), BML Sol Ltda., Nutron e Provimi, com o apoio de EMBRAPA Meio ambiente e ESALQ/USP.   
O objetivo é divulgar o conhecimento sobre a inter-relação entre mudanças climáticas globais e a atividade pecuária, fazer a gestão do projeto de mudanças climáticas do IZ (Protocolo 1632) e avaliar o balanço de gases do efeito estufa e da sustentabilidade ambiental em sistemas de produção de carne bovina, da recria a engorda. A intenção é fortalecer uma equipe multidisciplinar através de fórum de discussão e apresentação de resultados, bem como coletar informações sobre as perspectivas futuras das atividades ligadas a pastagens e nutrição animal, visando nortear as pesquisas nos próximos 10 anos.
O IV Workshop é destinado a pesquisadores, técnicos, estudantes e interessados em preservação ambiental e sustentabilidade de sistemas de produção agropecuários, especialmente pesquisadores-membros do Projeto FAPESP de Mudanças Climáticas (IZ,ESALQ,EMBRAPA,PÓLOS APTA,IAC e UNICAMP). Segundo o pesquisador João Demarchi, coordenador do evento, as primeiras atividades relacionadas com a sustentabilidade da pecuária de corte foram iniciadas na metade da década de 1990 com uma visita da pesquisadora Magda A. Lima (EMBRAPA Meio Ambiente) ao IZ, quando participou de reunião com os pesquisadores da Instituição envolvidos com questões ambientais e de sustentabilidade.
A programação será aberta com a palestra “Programa de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Pecuária do Instituto de Zootecnia - Histórico e Perspectivas Futuras”, pelo pesquisador João José A. de A. Demarchi (IZ). Também estão previstas palestras sobre o uso de aditivos para manipulação ruminal visando ao aumento da eficiência energética e redução da emissão de metano entérico; manejo de pastagens como estratégia para aumento do desempenho animal e mitigação de gases de efeito-estufa; variabilidade espacial dos índices de qualidade do solo para sistemas agropecuários; monitoramento por satélite; introdução da variável eficiência alimentar na seleção de animais do  programa de melhoramento genético de bovinos de corte do IZ; e situação atual e potencial da pecuária de corte no Estado de São Paulo (perspectivas para a região de Piracicaba).
O workshop será realizado na sede do IZ – Rua Heitor Penteado, 56 – Nova Odessa – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3466-9413/55. As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.iz.sp.gov.br/evento.php?id=150.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Centro de Comunicação do IZ
Tatiana Massako Kawakami
(19) 3466-9434 
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp

Pin It

Notícias por Ano