cabecalho apta130219

Milho safrinha: manejo de doenças da cultura é tema de livro lançado recentemente

O livro “Manejo de doenças na cultura do milho safrinha” foi lançado no dia 5 de novembro, em Assis (SP), durante a “Reunião técnica sobre as culturas de milho safrinha e sorgo no Estado de São Paulo”, realizada pelo Pólo Médio Paranapanema/APTA, Instituto Agronômico (IAC-APTA) e Comissão Técnica de Milho e Sorgo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A publicação, de autoria dos pesquisadores Gisèle Fantin (Instituto Biológico) e Aildson Pereira Duarte (Pólo Médio Paranapanema e Programa Milho IAC/APTA), foi viabilizada com o apoio da Fundag e da Syngenta.
O milho safrinha é uma modalidade de cultivo relativamente nova e tipicamente brasileira, diz o prefácio do livro. “É cultivado sob sequeiro, após a colheita da safra de verão, sob condições ambientais peculiares, especialmente baixas temperaturas e pouca disponibilidade de água no solo, requerendo técnicas específicas de manejo que diferem daquelas recomendadas para as lavouras de milho verão.”
A produtividade do milho safrinha tem aumentado continuamente graças à geração e adoção de novas técnicas, incluindo o manejo das doenças, dizem os autores do livro. “A despeito da complexidade dos sistemas de produção, que contribuiu para aumentar a importância das doenças do milho e suscitou críticas à expansão da safrinha, tem sido possível conviver com esta dificuldade sem limitar o potencial produtivo da cultura.”
No entanto, muitos avanços alcançados no manejo de doenças na cultura do milho safrinha ainda não foram organizados e publicados, informam os pesquisadores. “Esse fato, juntamente com a necessidade de divulgar os resultados acumulados pela equipe do Programa Milho IAC/APTA, estimulou os autores a preparar este livro.”
O conteúdo da publicação abrange a descrição das principais doenças, relata o prefácio. O grande número de ilustrações facilita a identificação das doenças. Além disso, há uma breve explanação sobre os fatores determinantes para a ocorrência das doenças e também sobre possíveis cenários futuros da cultura. É priorizado o enfoque na discussão das práticas de manejo para as condições ambientais e para os sistemas de produção específicos do milho safrinha, fornecendo resultados inéditos obtidos no Estado de São Paulo.
Os autores esperam que as informações disponibilizadas neste livro auxiliem a tomada de decisão no manejo das doenças do milho safrinha e, dessa forma, contribuíam para à maior produtividade, com melhor qualidade dos produtos oferecidos por esta cultura tanto no Estado de São Paulo como no Brasil.
O livro estará à venda no setor de publicações do IAC, com o preço de R$25,00 (vinte e cinco reais). Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3231-5422, ramal 190, ou pelo e-mail vendas@iac.sp.gov.br.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

Pin It

Notícias por Ano