Apta

Juventude rural será um dos temas de encontro regional no sudoeste paulista

A inserção do jovem rural é um dos temas do programa do evento "Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável - Juventude Rural", que será realizado no dia 12 de agosto de 2011, das 8:30h às 17:00h, na sede do Polo Sudoeste Paulista/Apta Regional, em Capão Bonito (SP). O encontro, que abrange as regiões de Avaré, Itapetininga, Itapeva, Registro e Sorocaba, é uma promoção conjunta da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Apta Regional, ambas vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).
A inclusão do tema “juventude rural” na programação do evento é uma forma de se discutir políticas públicas focadas no treinamento e na capacitação, para estimular a permanência dos jovens no campo, explica o diretor da Apta Regional Alceu de Arruda Veiga Filho.  Já o coordenador da Cati, José Luiz Fontes, enfatiza a necessidade de estreitamento do trabalho conjunto da pesquisa e da extensão rural, em benefício dos agricultores.     
O evento é destinado a conselheiros municipais e regionais, produtores rurais organizados em cooperativas e associações, extensionistas e pesquisadores. O programa do encontro abrange a situação do jovem rural, a apresentação das principais linhas de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) na região, a discussão das potencialidades e dificuldades das principais cadeias de produção (leite, corte, grãos, fruticultura e horticultura) e o diagnóstico regional. 
Os objetivos do encontro são atender às diretrizes priorizadas pelos Planos Municipais e Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável, promover o intercâmbio institucional entre conselheiros, extensionistas e pesquisadores; conhecer as cadeias produtivas priorizadas pela região e os projetos em andamento no Polos Regionais Sudoeste Paulista e Vale do Ribeira e no Centro de Insumos Estratégicos e Serviços Especializados (São Roque). Também se pretende estreitar o relacionamento entre as instituições de extensão e pesquisa; elaborar programas e projetos de pesquisas para atender os planejamentos locais e regionais; e criar modelos de projetos para estimular os demais pólos regionais da APTA e as regionais da CATI.
Segundo os organizadores do encontro, promover o desenvolvimento rural de maneira sustentável e eficiente requer respaldo político à intenção de estreitar o trabalho conjunto da pesquisa e da extensão rural. Assim, propicia-se a aproximação dos pesquisadores aos agricultores familiares, estudo de assuntos que têm impacto direto no dia a dia das cadeias de produção da região e disponibilização de treinamentos para produtores e técnicos. Da parte dos extensionistas, possibilita-se a transferência e a divulgação de tecnologias geradas, de maneira a expor à sociedade as necessidades das cadeias elencadas e o potencial das políticas públicas disponibilizadas pelo Estado, com foco na busca de soluções.
O evento será realizado na sede do Polo Regional Sudoeste Paulista –Rodovia Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, Km 232, Capão Bonito – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3743-3773, com Carla.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Camila Amorim/Eliane Christina da Silva (estagiárias)
(11) 5067-0424

 

Pin It

Notícias por Ano