Apta

Jumentos: IZ faz intercâmbio internacional para pesquisas de caracterização genética

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de são Paulo, realiza, a partir do último dia 18 até o dia 4 de dezembro, intercâmbio com universidades de Portugal e Espanha para visita técnica e troca de informações científicas que contribuirão para certificação das genotipagens de jumentos, eqüinos e bovinos. Durante a viagem, serão coletadas amostras de asininos, atividade prevista em projeto das OEPAS (Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária), e será feito acompanhamento dos protocolos de análises de microssatélites, além do recebimento de amostras de DNA genotipadas.
Essas amostras de DNA controle permitirão padronizar as análises em bovinos, asininos e eqüinos por meio de sequenciamento, além da qualificação por testes comparativos, promovidos pelo ISAG (International Society of Animal Genetics). A padronização também auxiliará no credenciamento do Laboratório de Genética do IZ junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a realização de testes oficiais de paternidade.
Embarcaram para a Europa no último dia 18 (quarta-feira) as pesquisadoras do IZ Maria Aparecida Cassiano Lara e Maria José Valarini. A visita teria início em Miranda do Douro, pólo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, prosseguindo em Santarém. Na Espanha, a equipe será ampliada com a presença da pesquisadora Gunta Gutmanis, que também participará das atividades, que se constituirão de duas visitas técnicas (ao Departament de Ciencia Animal i dels Aliments, da Universitat Autònoma de Barcelona, e ao Laboratório de Genética Bioquímica da Universidade de Zaragoza).
Colômbia – Recentemente, a pesquisadora Maria Aparecida Cassiano Lara apresentou palestra no “X Simpósio Iberoamericano sobre Conservación y Utilización de Recursos Zoogenéticos”, promovido pela Rede de Conservação de Recursos Genéticos Animais (CONBIAND) e pela Universidade Nacional da Colômbia. A pesquisadora esteve presente em várias reuniões de Coordenação e em Simpósios da Rede CONBIAND, da qual é membro desde 1999.
Essas missões ao exterior permitem a maior integração do IZ com representantes de 18 países da América Latina e Europa, que compõem a referida sociedade científica, assim como enriquecem as ações de pesquisa da instituição. 
Assessora de Comunicação Institucional do IZ
Lisley Silvério Villar
(19) 3466.9434 / imprensa@iz.sp.gov.br | lisley@iz.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424/0435
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

Pin It

Notícias por Ano