cabecalho apta130219

IZ convida criadores e associações para a 61ª Prova de Ganho de Peso de Sertãozinho

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está convidando criadores e associações de raças para participar da 61ª Prova de Ganho de Peso de Sertãozinho, que vai acontecer no período de 3 de maio a 18 de outubro deste ano. A PGP 2011 vai acontecer no Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte do IZ, simultaneamente à avaliação do Consumo Alimentar Residual (CAR). Mas o criador pode optar pela prova de ganho de peso tradicional ou pela 61ª PGP adicionada da 2ª PGP-CAR. 
Em 2010, os animais dos criadores José Augusto Franco Vilela, da Fazenda Salto e Ponte (Prata-MG), e Gabriel Cláudio de Sales, da Fazenda Novo Horizonte (Capitão Eneas-MG),  foram, respectivamente, os melhores classificados da raça Nelore na 60ª Prova de Ganho de Peso e na 1a Prova de Ganho de Peso-CAR.
A prova de ganho de peso de Sertãozinho é um teste de desempenho individual onde animais do próprio IZ e de criadores particulares são avaliados por meio de um índice (IPGP) que leva em conta o ganho diário em confinamento e o peso final padronizado aos 378 dias. Nos últimos dois anos, foi introduzida a avaliação dos animais para eficiência na conversão de alimentos, ou seja, um teste de desempenho individual no qual os animais são avaliados pela característica Consumo Alimentar Residual.
O CAR é baseado no consumo individual e no ganho de peso diário e possibilita a identificação de animais que, para o mesmo ganho, consomem menos alimento. Isto significa diminuição dos custos de produção e um sistema mais sustentável.   
Mais informações sobre a 61ª PGP e a 2ª PGP-CAR podem ser encontradas em http://www.iz.sp.gov.br/noticia.php?id=558.
Outras informações sobre a PGP 2010 estão disponíveis em http://www.apta.sp.gov.br/noticias.php?id=3685.  
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Pin It

Notícias por Ano