cabecalho apta130219

IZ COMEMORA 106 ANOS DE PESQUISAS

O Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (IZ/Apta/SAA), comemora 106 anos de pesquisa agropecuária nesta sexta-feira (15 de julho). A cerimônia será realizada no auditório “José Vicente Silveira Pedreira”, na sede do instituto, que fica em Nova Odessa.
A secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, e o secretário-adjunto, Alberto Macedo, participam do evento. A diretora do IZ, Maria Lúcia Pereira Lima, deve receber ainda o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Orlando Melo de Castro, o prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin, representantes de outras instituições e parceiros do instituto, além de funcionários e pesquisadores aposentados.
A solenidade contará com homenagens a funcionários e apresentação de tecnologias geradas pela instituição.  
HOMENAGEM - Na sessão solene, o pesquisador aposentado Alexander George Razook será homenageado pela suas contribuições às pesquisas de melhoramento genético do IZ. Razook participou, em 1977, da implementação do projeto de melhoramento genético das raças zebuínas e do caracu em Sertãozinho e, em 1988, fez as primeiras avaliações da mudança genética realizada nesses rebanhos advinda da seleção para crescimento.
Por mais de 30 anos conduziu esse projeto, que originou as linhas de seleção das raças nelore, guzerá, gir e caracu, hoje conhecidas internacionalmente como “linhagens IZ para produção de carne”. Também se destaca a manutenção de um rebanho-controle da raça nelore, único no mundo, estabelecido para avaliar as mudanças genéticas de muitas características de interesse econômico.      
Também será homenageada a funcionária aposentada Perpétua Farias de Souza Ceorlin, que atuou por muitos anos no setor de Recursos Humanos do IZ.
CONTRIBUIÇÕES - O IZ gera tecnologias aplicadas à produção animal, como melhoramento genético de plantas forrageiras e técnicas de manejo das pastagens, melhoramento de raças de corte (prova de ganho de peso de Sertãozinho e sêmen), ovinocultura (pioneirismo no estabelecimento de sistema de produção eficiente e rentável), pecuária leiteira (enfoque na produção de leite com qualidade e ações na área de ambiência), reprodução animal (biotécnicas aplicadas ao melhoramento genético), suinocultura (avanços na nutrição específica), área laboratorial (qualidade e confiabilidade das análises) e comitê de ética (garantia da metodologia científica que preserva o bem-estar dos animais experimentais).  
O IZ fica na rua Heitor Penteado, 56, Nova Odessa/SP.
Texto:
Assessoria de Comunicação/Apta
José Venâncio de Resende
Tel.: (11) 5067-0424
*com informações do Centro de Comunicação do IZ
Atendimento:
Centro de Comunicação do IZ
Tel.: (19) 3466-9413
Assessoria de Comunicação/Apta
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva (estagiária)
Camila Amorim (estagiária)
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
http://www.orkut.com.br

Pin It

Notícias por Ano