cabecalho apta130219

ITAL participa do 23º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em Campinas

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, vão coordenar mesas-redondas e apresentar palestras no 23º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), que começa nesta quarta-feira (2) e vai até o dia 4 maio no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP). 
O pesquisador do Fruthotec/ITAL, Paulo Eduardo da Rocha Tavares, vai coordenar a sessão sobre sustentabilidade social, na manhã do dia 3 de maio. Entre os participantes, estará o pesquisador Guilherme Castilho Queiroz, também do ITAL, que vai apresentar a palestra “O Desenvolvimento de Produto com Menor Impacto Ambiental”.
 Na parte da manhã do dia 4, Tavares coordena a mesa-redonda “O Potencial de Espécies Nativas e Domésticas de Frutíferas do Brasil”, onde será debatido o potencial agronômico e nutricional de espécies brasileiras. O pesquisador também divide a coordenação geral do congresso com a atual presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), Jane Gonçalves Menegaldo.
Valdecir Luccas, pesquisador e diretor do Cereal Chocotec/ITAL, coordena, na manhã do dia 3, a mesa-redonda sobre “Tendências na Indústria de Alimentos”, ao lado de Juliana Dias da empresa Flavorfood. Entre os assuntos previstos, estão “Tendência da Diminuição do Sódio”, com Roger Clemens, presidente do IFT (Institute of Food Technologists dos EUA), e “Estudos Sobre Tendências e Competitividade na Indústria de Alimentos”, com Raul Amaral do Rego, da Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL.
E, na manhã do dia 4, Luccas vai apresentar o minicurso “Tecnologia de Fabricação de Chocolates”, no qual falará sobre matérias-primas, controle de processos e estabilidade dos produtos.
A pesquisadora Regina Kitagawa Grizotto, também do ITAL, faz parte do Comitê Financeiro da organização do congresso.  Outros pesquisadores do Instituto participam dos comitês científicos, que fazem as análises dos trabalhos que concorrem ao Prêmio Leopold Hartman. Entre eles, Valéria Junqueira (Comitê Microbiologia de Alimentos), e Paulo Roberto Nogueira Carvalho (Comitê Química e Análise de Alimentos). Já o Comitê Engenharia de Alimentos é coordenado por Alfredo Vitali. No Comitê Tecnologia de Alimentos, estão Alba Lúcia Andrade Coelho, Elizabeth Harumi Nabeshima, Izabela Dutra Alvim e Shirley Aparecida Garcia Berbari.
O Congresso
O encontro é promovido pela SBCTA, que comemora 45 anos de atividade. No congresso, serão apresentadas cerca de 70 palestras e cinco cursos. O evento também divulgará cerca de 700 trabalhos científicos que concorrem ao Prêmio Leopold Hartman. Este ano, haverá uma Exposição Tecnológica com stands para indústrias de alimentos.
Mais informações no site: www.cbcta45.net.br
Evento: 23º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA)
Data: 02 a 04 de maio
Local: Centro de Convenções da Unicamp – Cidade Universitária / Campinas – SP
Cadastramento de jornalistas: http://www.cbcta45.net.br/inscricoes/CadMidia.asp
Cleide Elizeu
Assessoria de Imprensa do ITAL
(19)3743.1753 e (19)8801.2773
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
 

Pin It

Notícias por Ano