cabecalho apta130219

ITAL participa de dois eventos da área de alimentos

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, participa, nesta semana, de dois eventos ligados à área de alimentos. Nos dias 15 e 16, o ITAL estará presente na “Health Ingredients South America Summit (HiSA Summit 2009)”, evento que tem como foco o segmento de ingredientes alimentícios saudáveis, naturais e funcionais. Já entre os dias 16 e 19 vai à 25.ª Feira Internacional de Embalagens e Processos para as Indústrias de Alimentos e Bebidas (Fispal Tecnologia 2009), que reúne profissionais e empresas ligados ao mercado de tecnologia em processamento e embalagem para alimentos. Os dois eventos acontecem em São Paulo (SP).
Na HiSA Summit 2009, organizada pela UBM Brazil, o ITAL coordena, com a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), um ciclo de palestras sobre microencapsulação, que acontece no dia 16 de junho. “Esta técnica é um segmento da nanotecnologia e possui uma interface muito grande com a aplicação de ingredientes saudáveis na formulação dos alimentos. Os outros ciclos de palestras vão completar as discussões sobre a importância e as aplicações desses ingredientes”, afirma a pesquisadora do ITAL e presidente da SBCTA Jane Menegaldo Snow.
“A maioria das feiras que temos na área de alimentos no Brasil é voltada para produtos e equipamentos, que são muitos importantes para o setor. O interessante da HiSA Summit 2009 é que ela trata de outro elemento básico para a indústria de alimentos, que são os ingredientes. A ênfase em saúde é ainda mais interessante, por esta ser uma macrotendência no que se refere à alimentação. A realização dos ciclos de palestras complementa o objetivo de promover discussões sobre o segmento de ingredientes”, completa o diretor geral do ITAL, Luis Madi. O Instituto possui, atualmente, diversos estudos envolvendo alimentos funcionais, que abrangem diferentes tipos de produtos, como cárneos, lácteos, de panificação e de frutas e hortaliças.
Já na Fispal Tecnologia 2009, o ITAL coordena o Simpósio Internacional de Processamento de Alimentos e Bebidas, em parceria com a Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos (Abea) e outras instituições. O evento – organizado pela Brazil Trade Shows (BTS), promotora da feira – tem o intuito de promover o debate sobre as principais discussões em cada segmento abordado, ou seja, tecnologia de bebidas, no dia 16; “candies” (doces e chocolates), no dia 17; embalagens, no dia 18; e legislação de alimentos, no dia 19.
No estande do Instituto – localizado na rua P – os visitantes poderão obter informações sobre sua atuação. Além disso, o laboratório móvel Prumo Alimentos-ITAL, que tem como objetivo ir até micro e pequenas empresas de alimentos para oferecer suporte tecnológico com custos subsidiados, vai estar exposto ao público. O projeto é uma parceria do Instituto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).
Mais informações no site www.ital.sp.gov.br.
Assessoria de Comunicação do ITAL
Leila Ming Bratfisch
(19) 3743-1757 / leila@ital.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

 

Pin It

Notícias por Ano