cabecalho apta130219

ITAL e Instituto Fraunhofer assinam protocolo para inovação em alimentos e bioenergia

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaski, assinou protocolo de intenções com o Instituto Fraunhofer Gesellschaft, da Alemanha, o segundo firmado desde 2010. Foi durante o “2º Seminário Internacional ITAL & Fraunhofer-IVV”, que aconteceu nos dias 12 e 13 de abril em Campinas (SP). O evento, promovido pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA/SAA) e o Instituto Fraunhofer-IVV, discutiu inovações tecnológicas na cadeia produtiva de alimentos, com ênfase em áreas relevantes para a competitividade do mercado e preservação do meio ambiente.
O objetivo do protocolo é estabelecer parceria entre o ITAL e a instituição alemã de pesquisa e desenvolvimento para a criação de um centro de projetos de inovação em alimentos e bioenergia, a ser implantado em Campinas. A idéia é que os dois institutos desenvolvam em conjunto projetos de PD&I, que visem ao aumento sustentável da produção agrícola brasileira e ao desenvolvimento de alimentos processados de maior valor agregado. Para isso, ITAL e Fraunhofer IVV esperam criar novas parcerias com universidades, indústrias e outra instituições do País, a fim de tocar projetos estratégicos.       
A demanda pela produção de alimentos no mundo deve aumentar significativamente até 2050, de acordo com a ONU, e o principal desafio do setor – agrícola e industrial – esbarra em como produzir de maneira sustentável, ou seja, de maneira que reduza o impacto ambiental. Um dos pontos principais na busca de modelos ou saídas para a produção correta de alimentos é o fomento de pesquisas e tecnologias que conte com parcerias entre os setores público e privado.
Pelo Fraunhofer Gesellschaf, assinou o protocolo o vice-presidente de planejamento e pesquisa Ulrich Buller. Também participaram da abertura do evento o diretor do Departamento de Engenharia de Processos – Fraunhofer-IVV, Peter Eisner; o diretor do ITAL, Luis Fernando Ceribelli Madi; o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro; e a coordenadora da Assessoria de Assuntos Internacionais, Ana Lúcia Stival.
Sobre o Instituto Fraunhofer
Com mais de 60 anos de atuação na busca e pesquisa no setor de alimentos, o Instituto Fraunhofer-IVV tornou-se uma das mais importantes organizações de pesquisa aplicada da Alemanha, e a maior da Europa. Suas atividades também ultrapassam as fronteiras européias, operando nos EUA, na Ásia, no Oriente Médio e na América Latina. Conheça mais do Instituto em http://www.brazil.fraunhofer.com/pt/about_fraunhofer.html

Acesse nosso Álbum

Assessoria de Comunicação da Secretaria
Marina Mantovani/Nara Guimarães/Adriana Rota/ Melissa Cerozzi
Tel.: (11) 5067-0069
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Assessoria de Imprensa do ITAL
Cleide Elizeu
(19) 3743-1757
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.slideshare.net/agriculturasp

 

Pin It

Notícias por Ano