Apta

Instituto de Zootecnia participa da Expogenética, em Uberaba

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participa da ExpoGenética – exposição realizada pelo Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) – desde o último dia 16 até 23 de agosto, no Parque de Exposições Fernando Costa em Uberaba (MG). O evento é uma mostra de zebuínos provados pelos principais programas de melhoramento genético do Brasil.  
Este ano, o IZ conta com um estande, onde serão mostrados animais selecionados para peso pós-desmame das raças Nelore e Guzerá. Serão apresentados sete animais do plantel do Centro de Bovinos de Corte de Sertãozinho (SP), dos quais cinco reprodutores Nelore, um da raça Guzerá e um animal do rebanho controle do plantel de Seleção Nelore do IZ. Os criadores e técnicos serão recebidos no estande pelas pesquisadoras Renata Branco e Sarah Bonilha.
Durante o 1º Fórum Internacional de Melhoramento Genético Aplicado em Zebuínos, será apresentado pela pesquisadora Joslaine Cyrillo, no dia 19 de agosto às 16 horas, o Projeto de Melhoramento realizado há 33 anos pelo IZ. Atualmente, o projeto conta com 30 touros próprios no mercado e um grande número de bezerros sendo testados, ressaltando ainda que se trata do principal projeto de melhoramento genético em zebuínos do país.
Finalidades
A ExpoGenética tem por finalidades promover um fórum técnico e científico para orientar criadores, técnicos, estudantes de Escolas Superiores de Agricultura, Veterinária e Zootecnia, bem como as instituições de ensino, pesquisa e órgãos governamentais envolvidos, no que se refere ao uso das avaliações genéticas e outras tecnologias aplicáveis à seleção das raças zebuínas; proporcionar maior aproximação entre os programas de melhoramento genético das raças zebuínas em operação no país; motivar os selecionadores e produtores a utilizarem avaliações genéticas como ferramenta de aprimoramento da qualidade de seus produtos; verificar, pela apresentação de espécimes e produtos, os índices de desenvolvimento da pecuária zebuína nacional, comparando-os entre si a fim de aquilatar o seu progresso e submetê-los à apreciação do público; e fomentar a comercialização de material genético avaliado e superior, assim como de outros insumos provenientes do comércio e da indústria.
Assessoria de Comunicação do IZ
Lisley Silvério
(19) 3466-9434
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura pelo Twitter

 

Pin It

Notícias por Ano