cabecalho apta130219

Instituto de Zootecnia comemora 111 anos de tecnologia agropecuária com sustentabilidade

Pioneiro na pesquisa científica mundial com a raça Nelore, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, comemora, em 15 de julho de 2016, 111 anos de pesquisa a serviço das cadeias produtivas da pecuária de corte, leite, ovinos, suínos e aves, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico para melhoria da produtividade, qualidade do produto animal e sustentabilidade. Em 2016, a história do IZ é marcada por quatro relevantes programas de pesquisa e a comemoração dos 45 anos de parceria com a CRV Lagoa. O evento de comemoração será, hoje, às 16 horas, na sede do IZ em Nova Odessa, interior paulista.
Para celebrar a data, ocorrerão homenagens, com o “Prêmio IZ Barisson Villares”, para três categorias indicadas – empresa, servidor destaque e pesquisador científico. Também haverá a palestra “Desafio da Pecuária Sustentável”, ministrada pelo diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Fernando Sampaio.
O aniversário do IZ deste ano marca sua história na pecuária brasileira, com a comemoração, também, dos 45 anos de parceria com a CRV Lagoa. Ao longo dos anos, o IZ já disponibilizou reprodutores com genética de ponta para a bateria de Corte Zebu da Central, tendo sido comercializadas mais de 1,1 milhão de doses de sêmen. Outra importante fonte de genética vem por meio do programa CRV Lagoa Embryo, que já comercializou mais de 10 mil embriões.
Além do importante programa de melhoramento genético que coloca o instituto como maior fornecedor de genética de animais da raça Nelore, o IZ tem em andamento mais quatro grandes Programas de pesquisa – Programa de Produção Animal em Sistemas Integrados (Propasi); Programa Leite Mais, Programa de Melhoramento Genético de Ovinos, e o Programa de Melhoramento Genético de Bovinos.
O instituto destaca-se pela geração de uma série de benefícios ao meio científico, técnico e aos pecuaristas, com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e serviços à disposição do agronegócio paulista, que também são aplicáveis em diversas regiões do Brasil. O IZ realiza estudos com gramíneas e leguminosas tropicais, melhoramento genético de bovinos e ovinos, sistemas integrados de produção sustentável e qualidade do leite.
O Instituto de Zootecnia mantém seu compromisso com a sustentabilidade e inovação na produção animal. “Os resultados desses programas manterão o IZ na vanguarda dos cenários dos sistemas de produção animal sustentáveis”, destaca a pesquisadora e diretora do IZ, Renata Branco Arnandes.
Com unidades de pesquisa localizadas entre os municípios de Americana, Nova Odessa e em Sertãozinho, todos os Centros de Pesquisas do IZ são contemplados com excelente infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisas em parceria com instituições públicas e privadas, além da prestação de serviços e capacitação de recursos humanos por meio de estágios e Mestrado “Stricto Sensu” em Produção Animal Sustentável.
História do IZ
Referência nacional e internacional por suas pesquisas científicas nas áreas de produção animal e pastagens, o instituto teve a contribuição, extremamente marcante e eficaz, do doutor Carlos Botelho, que ocupava o cargo de Secretario de Agricultura e criou em 15 de julho de 1905, na Móoca em São Paulo, o Posto Zootécnico Central, transferido para o Parque da Água Branca em 1929.
Em 1909, o instituto já realizava as primeiras seleções de Gado Caracu, na Fazenda de Seleção do Gado Nacional, em Nova Odessa.
Em 1970 foi transformado em Instituto de Zootecnia, adaptando-o às necessidades exigidas pela grande expansão que vinha alcançando a produção animal nas últimas décadas. De 1970 a 1975, a sede permaneceu no Parque da Água Branca, transferindo-se então para o município de Nova Odessa.
Por Lisley Silvério
Mais informações
Assessoria de Comunicação
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
www.iz.sp.gov.br
(19) 3466.9400
lisley@iz.sp.gov.br
 

Pin It

Notícias por Ano