cabecalho apta130219

Instituto de Pesca promove VI Seminário de Iniciação Científica e III Encontro de Pós-graduandos

O “VI Seminário de Iniciação Científica”, que integra as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq-IP), será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, na capital paulista, pelo Instituto de Pesca (IP-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O programa é mantido em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste ano, acontece também, junto com o seminário, o “III Encontro de Pós-graduandos do Instituto de Pesca”.
O objetivo do seminário é o de iniciar a vivência e a interação de jovens envolvidos no processo de formação científica, tanto do IP quanto de outras instituições, em reuniões de especialistas. Trata-se de espaço apropriado para a exposição e a discussão de informações e ideias científicas em desenvolvimento.
O Programa de Bolsas é bem-sucedido na medida em que desperta o interesse do estudante universitário, em termos de engajamento adequado na atividade de pesquisa. A bolsa recebida pelos estudantes pode propiciar-lhes dedicação integral às atividades de estudo e pesquisa.
Conferências de abertura são realizadas em todas as edições do seminário, buscando transmitir informações e princípios norteadores para os jovens pesquisadores. Dessa forma, fortalece-se a motivação e se estimula a atuação responsável destes jovens já a partir desse primeiro passo no competitivo mercado de trabalho da pesquisa científica.
Estudantes inscritos farão apresentações orais, mas outros estudantes universitários poderão apresentar resultados de suas pesquisas de iniciação científica, neste caso exclusivamente sob a forma de painel.
Encontro de pós-graduandos
A terceira edição do “Encontro de Pós-graduandos do Instituto de Pesca” integra-se este ano ao “VI Seminário de Iniciação Científica”. O objetivo do encontro é o de iniciar ou dar continuidade à vivência e interação dos alunos em reuniões de especialistas, espaço apropriado para a exposição e discussão de informações e ideias científicas em desenvolvimento e, ainda, etapa obrigatória na preparação de futuros pesquisadores, revela a pesquisadora Cláudia Maris Ferreira Mostério, coordenadora do Programa de Pós-graduação.
Neste ano, além da conferência de abertura, como acontece em todas as edições do evento, também haverá palestras ministradas por dois pós-graduandos, um da área de pesca e outro da área de aquicultura, trazendo algo de suas vivências no Programa de Pós-graduação.
Os eventos serão realizados na sede do IP - Parque da Água Branca - Av. Francisco Matarazzo, 455 - São Paulo, SP. Outras informações podem ser obtidas no site www.pesca.sp.gov.br, nos itens “SICIP” e “Pós-graduação” ou ainda pelo e-mail cmferreira@sp.gov.br. O texto original do pesquisador Roberto da Graça Lopes e do jornalista Antônio Carlos Simões está disponível no site do IP.
Centro de Comunicação do Instituto de Pesca
Antonio Carlos Simões
(13) 3261-5474
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Camila Amorim/Eliane Christina da Silva (estagiárias)
(11) 5067-0424

Pin It

Notícias por Ano