bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Instituto Biológico se reúne com Ministério da Agricultura para discutir sanidade em São Paulo

Técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que atuam no Instituto Biológico (IB), participaram de reunião técnica com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para debater as ações a serem adotadas para o diagnóstico fitossanitário no Estado de São Paulo. O encontro foi realizado nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015.
O objetivo da reunião foi discutir as medidas a serem adotadas para ampliação do escopo de credenciamento no Mapa nessa área, de modo a atender aos programas e controles oficiais demandados pelo Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa). O diagnóstico fitossanitário é fundamental para garantir o melhoramento de plantas buscando resistência às pragas e doenças, trabalho contextualizado nas demandas de aumento de produção, sustentabilidade ambiental e viabilidade econômica.
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, ressaltou que os institutos de pesquisa da Pasta, que estão sob a coordenação da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) realizam estudos sobre métodos alternativos para controle fitossanitário e geram tecnologias para o aumento da eficiência agrícola. “Nós temos laboratórios e técnicos preparados para realizar análises físicas, fisiológicas e sanitárias nas áreas de entomologia, fitopatologia, nematologia e virologia para garantir a sanidade das plantas e sua interação no agro ecossistema, reduzindo seus efeitos na produção”, disse.
Após reunião e visita aos laboratórios de diagnóstico fitossanitário do IB, os técnicos do Ministério avaliaram as condições existentes, e após ajustes permitiram a ampliação do escopo de credenciamento para a realização de ensaios para detecção de vírus, bactérias, fungos, nematoides, ácaros, insetos e outros artrópodes de interesse econômico.
Esses laboratórios, em maio de 2015, passaram por auditoria da Coordenadoria Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e estão aguardando a acreditação de seus ensaios. Outras unidades laboratoriais do IB, como a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Bastos e o do Centro Experimental Central do IB, em Campinas, estão se preparando para a acreditação de seus ensaios. Com a acreditação pela Cgcre e o credenciamento junto ao Mapa, as unidades laboratoriais poderão emitir laudos oficiais.
O IB possui duas unidades laboratoriais acreditadas pela Cgcre na norma ISO/IEC 17025: Laboratório de Resíduos de Pesticidas e Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola (Captaa), localizados, respectivamente, em São Paulo e Descalvado.
Participaram também da reunião Antonio Batista Filho, diretor do IB, além de assessores, diretores e técnicos dos laboratórios do Centro de P & D de Sanidade Vegetal e do Centro Experimental Central do IB (Ceib). O Ministério foi representado por Ernesto do Nascimento Viegas, da Coordenação Geral de Laboratórios Agropecuários (CGLA/DAS), do Distrito Federal; Sandra Elena Martins, da Superintendência Federal de Agricultura (SFA), do Espírito Santo; e Miriam de Freitas Borges, do Lanagro de São Paulo.
Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Instituto Biológico

Notícias por Ano