Apta

Instituto Biológico realiza 27ª reunião anual

O Instituto Biológico (IB-APTA) realiza de 3 a 7 de novembro de 2014, sua 27ª Reunião Anual (RAIB), em São Paulo. No evento, haverá mesas redondas sobre tecnologias para equinos e suínos, ameaças fitossanitárias, embalagens agropecuárias, biocombustível de segunda geração e discussões sobre agricultura familiar. Além disso, será realizado o seminário “Contaminantes em alimentos”, o minicurso “Horta orgânica de plantas medicinadas: emprego na sanidade animal” e o 2º Encontro da Qualidade em Laboratórios Científicos. As inscrições com desconto para a Reunião Anual do Instituto Biológico podem ser feitas até 31 de outubro de 2014, pelo site http://www.infobibos.com/raib/
O 2º Encontro da Qualidade em Laboratórios Científicos vai discutir temas atuais da área. Segundo a pesquisadora do IB, Nayte Vitiello, muitos laboratórios das redes pública e privada têm aderido à qualidade na sua implantação para atender às normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). “A adoção de um sistema de gestão da qualidade padronizado em laboratórios de ensaio em que a competência técnica é reconhecida, além de aumentar a credibilidade e confiabilidade dos resultados emitidos, evita o retrabalho e facilita a rastreabilidade do processo, proporcionando-lhe um diferencial competitivo”, afirma a pesquisadora do IB, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O IB é considerado um dos maiores Centros de Diagnóstico Fitossanitário do Brasil, com cerca de 350 tipos de diagnósticos, nas áreas de sanidade animal e vegetal e monitoramento ambiental. Por ano, o IB realiza cerca de 150.000 exames.
Durante o evento serão discutidas as mudanças na ISO 9001, Recursos Humanos e sistemas de gestão de qualidade, assinatura digital, sistemas de gestão da qualidade em instituições públicas, com estudos de caso da norma ISO 9001 e ISO/IEAC 17025. “Esses temas são referentes às mudanças na norma ISO 9001, ou seja, a norma de gestão da qualidade. Por ser uma norma internacional, as unidades com ISO necessitarão se adequar para serem avaliadas por organismos certificados”, explica Nayte. A não adequação pode resultar na perda da certificação.
No último encontro, em 2012, cerca de 200 participantes, oriundo de 30 instituições federal, estadual e municipal de pesquisa, ensino e empresas participaram do evento. As áreas de atuação dos laboratórios são agrícola, veterinária, pesquisa nuclear, peso e medidas, além de saúde humana.
Instituto Biológico
O Instituto Biológico realiza ensaios nas áreas de sanidade vegetal, sanidade animal e proteção ambiental. Os resultados gerados a partir das análises laboratoriais do IB constituem ferramenta básica para ações dos órgãos de defesa, estadual e federal com o objetivo de evitar a entrada ou circulação de pragas no País. Os resultados servem também como laudos para comercialização de produtos para o setor privado nos mercados interno e externo.
O IB tem unidades laboratoriais em Bastos, Campinas, Descalvado, no interior do Estado de São Paulo, e também na Capital. Atualmente, o Instituto tem duas unidades acreditadas pelo INMETRO na norma ISO 17025 - Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração, uma relacionada à sanidade animal e outra a resíduos de pesticidas em alimentos e bebidas.
“O Instituto Biológico é referência em pesquisa científica nas áreas de atuação, como sanidade anima e vegetal e proteção ambiental. O Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola (CAPTAA), em Descalvado, é um dos quatro laboratórios acreditados pelo INMETRO no Brasil, relacionado com ensaios biológicos em saúde animal”, explica Nayte.
27ª Reunião Anual do Instituto Biológico (RAIB)
A RAIB é um evento anual, realizado pelo Instituto Biológico, voltado a profissionais e estudantes das áreas de sanidade animal, vegetal, proteção ambiental, pragas urbanas, museologia, história da ciência e recursos humanos. O objetivo do evento é divulgar os resultados da pesquisa focada na busca de soluções para os problemas da agricultura brasileira, além de promover o debate sobre as tendências e desafios do setor agropecuário.
 
Serviço
27ª Reunião Anual do Instituto Biológico
Data: 3 a 7 de novembro de 2014
Local: Instituto Biológico
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana, São Paulo – SP
Mais informações: http://www.infobibos.com/raib/
Texto: Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
Edição: Carla Gomes (MTb 28156)
 
Pin It

Notícias por Ano