cabecalho apta130219

Instituto Biológico lança a publicação “Doenças e Pragas em Seringueira”

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, acaba de lançar a publicação “Doenças e Pragas em Seringueira”, de vários autores. O boletim técnico tem como objetivo descrever as principais doenças, ácaros e o percevejo de renda que acometem a seringueira, desde a fase de semente até planta adulta, principalmente nas condições brasileiras de cultivo.
A publicação com 44 fotos coloridas, além da sintomatologia, apresenta as medidas de manejo para o controle das doenças e das pragas-chave da seringueira. Pode ser adquirida ao preço de R$ 20,00. 
A seringueira (Hevea spp.) - originária do continente americano, precisamente da floresta amazônica - é extremamente importante para o País, em função da utilização da sua madeira e do látex na produção de borracha, bem como pelo fato de o látex ser utilizado na fabricação de diversos outros produtos. A partir do momento que passou a ser domesticada e explorada pelo homem, em escala comercial, a seringueira passou a ser atacada, sucessivamente, pela doença denominada “mal-das-folhas”, cujo agente causal é o fungo Microcyclus ulei.
Com o desequilíbrio biológico no sistema e introdução da cultura em novas áreas de cultivo, outras doenças e, também, pragas passaram a constituir problema para a seringueira. 
Outras informações sobre a publicação, inclusive a forma de aquisição, podem ser obtidas em http://www.biologico.sp.gov.br/bol_doencas_seringueira.php

Acesse fotos


Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria nas redes sociais:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
www.slideshare.com/agriculturasp
www.orkut.com.br

 

Pin It

Notícias por Ano