cabecalho apta130219

Instituto Biológico e Universidade da Geórgia (EUA) firmam termo de cooperação para erradicar doença de aves

Com a presença das principais lideranças da avicultura, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto Biológico (IB-APTA), apresenta na próxima segunda-feira (dia 15), às 14 horas, na capital paulista, termo de Cooperação Técnica com a Universidade da Geórgia (EUA), cujo objetivo é estabelecer procedimentos para a erradicação do vírus da Laringotraqueíte (LTI) na região de Bastos (SP), principal centro produtor de ovos do Brasil. Deverão comparecer ao evento o secretário João Sampaio e dirigentes da União Brasileira de Avicultura (UBA), Associação Paulista de Avicultura (APA) e Sindicato Rural de Bastos, além de representante do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e dos coordenadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da Defesa Agropecuária (CDA), entre outras autoridades.
A Universidade da Geórgia é considerada um dos maiores centros de diagnóstico e pesquisa em sanidade avícola do mundo. Durante o evento, os professores John Glisson e Maricarmen-Garcia, da Universidade, vão relatar sua vasta experiência na profilaxia da LTI nos Estados Unidos.
A LTI é uma doença infecciosa que causa grande prejuízo à avicultura industrial, segundo o pesquisador Antonio Guilherme de Castro, do Centro Avançado de Tecnologia dos Agronegócios Avícola, localizado em Descalvado. Ela foi notificada pela primeira vez no Brasil em dezembro de 2002 na região de Bastos, onde causou grandes danos à cadeia de produção da avicultura de postura. Desde então, inúmeros esforços tem sido feitos por técnicos da Secretaria de Agricultura no sentido de controlar a enfermidade através de medidas de defesa sanitária obrigatórias, como vacinação e isolamento. O último caso da doença foi identificado em maio de 2004 e atualmente a doença encontra-se controlada com o uso de vacinação, informa Castro.
Assim, o evento representa a abertura oficial dos trabalhos técnico-científicos destinados a erradicar o vírus da LTI na região de Bastos.
SERVIÇO:
“Apresentação do Termo de Cooperação Técnica com a Universidade da Geórgia com vistas à erradicação do vírus da Laringotraqueíte (LTI) na região de Bastos (SP)”
Data: 15 de junho, às 14 horas
Local: Instituto Biológico – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – 5º Andar – São Paulo – Capital

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

 

Pin It

Notícias por Ano