cabecalho apta130219

IEA-APTA discutiu sistema e custos de produção de cana durante a Agrishow

“Mudanças Ocorridas no Sistema de Produção Decorrentes do Incremento da Mecanização e Impactos nos Custos de Produção da Cana de Açúcar” foram os temas abordados pela pesquisadora Marli Dias Mascarenhas Oliveira, diretora do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em evento promovido pelo Canal Rural, durante a Agrishow 2013.
São Paulo é o maior produtor de cana-de-açúcar do País, respondendo por 54,4% da produção nacional, o que lhe garante a primeira posição na produção e exportação de açúcar e etanol. O mais importante produto da agropecuária paulista, que em 2012 atingiu quase 46% do Valor da Produção Agropecuária (VPA), conforme levantamento realizado pelo IEA-APTA, também está na mira dos ambientalistas e procura se adequar às regras de protocolo ambiental e melhorar as condições de trabalho.
Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida por Marli Mascarenhas e Kátia Nachiluk, visando conhecer os sistemas de produção e apresentar a estimativa de custo para a cultura da cana-de-açúcar nas principais regiões produtoras do Estado de São Paulo, constitui-se em um “importante instrumento de planejamento e gestão de uma propriedade, permitindo mensurar o sucesso da empresa em seu esforço econômico”, de acordo com as autoras.
Na palestra, Mascarenhas abordou os resultados da pesquisa realizada a partir de dados dos extratos de fornecedores da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), das safras 2009/2010 e 2010/2011 e que envolveu 54 e 67 fornecedores de cana-de-açúcar das principais regiões produtoras do Estado. No estudo, foram avaliadas as seguintes fases: preparo do solo, tipos de plantio, tratos culturais cana planta e cana soca e sistema de colheita.
Depois da apresentação, houve um debate com os convidados João Batista Olivi, apresentador do programa Mercado & Cia, do Canal Rural; Braz Albertini, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp); Manoel Ortolan, presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Canaoeste) e da Orplana; Cesário Ramalho, presidente da Sociedade Rural Brasileira; Maurílio Biagi Filho, presidente da Agrishow, e o público presente.
Os participantes do evento também puderam conhecer as publicações do Instituto de Economia Agrícola e obter mais informações sobre os produtos e serviços do IEA-APTA, no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Texto: Nara Guimarães
Assessoria de Imprensa – IEA

Pin It

Notícias por Ano