cabecalho apta130219

IAC comemora 123 anos com nove prêmios só em 2010

O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, comemora nesta quinta-feira (dia 24), em Campinas (SP), 123 anos, com 14 prêmios recebidos no último ano, nove deles só no primeiro semestre de 2010.
Um desses prêmios é pelo reconhecimento de nova metodologia desenvolvida pelo IAC, que reduz o tempo de quarentena - período em que plantas importadas ficam em observação fitossanitária - da cana-de-açúcar. Essa fase é necessária para evitar o ingresso de pragas e doenças no País, que podem colocar em risco o ecossistema nacional. A nova metodologia vem reduzir o tempo de restrição de plantas e, consequentemente, de desenvolvimento de pesquisas.
O IAC tem um dos dois quarentenários nível I existentes no Brasil, destinados a receber todas as espécies de plantas e solo, inclusive organismos geneticamente modificados (OGM) — os transgênicos. Sua relevância é estratégica também pela localização geográfica – próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e em meio a importantes rodovias. A nova metodologia vai otimizar o uso desse espaço, que é de alto custo de manutenção em razão dos aspectos de controle de ambiente e de segurança.
A pesquisa, intitulada “Análises moleculares de bactérias e fungos em cana-de-açúcar”, recebeu, este ano, o Prêmio “Victória Rossetti”, pelo melhor trabalho apresentado no XXXIII Congresso Paulista de Fitopatologia. Os pesquisadores Haiko Enok Sawazaki (coordenadora) e Renato Ferraz de Arruda Veiga e quatro bolsistas do IAC — Camila Ribeiro, Manoela Martins, Virgínia Carvalho e Marina Senger — foram agraciados.
A pesquisa foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e segue com o desenvolvimento de uma nova etapa para diagnóstico de outras doenças, com o uso de metodologias diversas. A previsão de conclusão da nova etapa é de dois anos.
Aniversário
A cerimônia de aniversário do IAC será realizada a partir das 15h30, na sede do Instituto, em Campinas. Durante o evento, será entregue o “Prêmio IAC”, a Ignácio José de Godoy e Rosino Rodrigues da Silva, respectivamente, nas categorias Pesquisador Científico e Servidor de Apoio.
O IAC desenvolve atualmente 470 projetos de pesquisas em diversas áreas da agricultura. O trabalho é realizado por 195 pesquisadores, dos quais 80% com doutorado e 16%, com mestrado. A equipe científica é apoiada por 346 servidores. Em 123 anos de atuação, o IAC já desenvolveu 917 variedades de plantas de 66 espécies, além de tecnologias relacionadas ao plantio, manejo, colheita e pós-colheita dessas culturas. Também oferece curso de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical, com mestrado e doutorado.
SERVIÇO:
Cerimônia de aniversário do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
Data: 24 de junho de 2010
Horário: 15h30
Local: Sede do IAC - Avenida Barão de Itapura, 1481, Campinas, SP.
Link: íntegra do texto da Assessoria de Imprensa do IAC
Assessoria de Imprensa do IAC
Carla Gomes
Fernanda Domiciano e Luan Antunes (estagiários)
(19)21337-0613/0616
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva (estagiária)
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Pin It

Notícias por Ano