Apta

Evento no cafezal urbano do Instituto Biológico marca início da colheita do café em São Paulo

Com a colheita dos grãos dos 1.600 pés de café marca-se oficialmente a abertura simbólica da safra 2014, no Estado de São Paulo. A cerimônia será realizada em 08 de maio, a partir das 9 horas, no cafezal localizado no tradicional bairro da Vila Mariana, distante apenas cinco minutos da Avenida Paulista. Os convidados para o evento poderão colher os frutos maduros do cafezal do Instituto Biológico (IB-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP).
A história desse cafezal iniciou-se na década de 20 quando uma praga, conhecida por “broca-do-café”, começou a atingir as plantações do Estado, provocando a destruição dos grãos e a queda da produção nas fazendas paulistas. Essa crise que abalou o comércio cafeeiro, resultando na criação do Instituto Biológico. Além de vivenciar o significado prático da jornada rotineira de milhares de cafeicultores do País, os frutos recolhidos pelos participantes serão transformados em uma Edição Especial, que será doada para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
A festividade é marcada ainda por pronunciamentos de autoridades e convidados, combinadas com: apresentação de dupla formada por sanfoneiro e violeiro; exposição de fotos “Café no Cotidiano”; degustação de cafés e mostra de biojóias de café.
A responsabilidade pela condução das atividades é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através da Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio (CODEAGRO), Câmara Setorial de Café e IB-APTA, e conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (SINDICAFÉ), da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa (SEBRAE-SP) e das cooperativas de café do Estado.
A produção de café no Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial, o que faz o país ser de longe o maior produtor, uma posição mantida nos últimos 150 anos. Em 2013, a produção de café no Brasil atingiu o montante de 49,1 milhões de sacas de 60 kg. Além disso, o produto representou 5,3% de todas as exportações brasileiras do agronegócio, que chegaram a aproximadamente 32 milhões de sacas de 60 kg, com faturamento de US$ 5,3 bilhões.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil possui uma área plantada de 2 milhões de hectares, com cerca de 5,6 bilhões de pés em produção.
O Estado de São Paulo, terceiro maior produtor nacional, com uma área plantada de 162.328,5 hectares e mais de 470 mil pés em produção, colheu 4 milhões de sacas em 2013, de acordo com levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
As primeiras estimativas para a safra de 2014, divulgadas em janeiro pela Conab, apontavam para uma produção nacional entre 46,5 milhões e 50,1 milhões de sacas, com São Paulo podendo colher 4,6 milhões de sacas. Entretanto, a situação climática que atingiu o cinturão produtor no Brasil, com falta de chuvas e calor intenso, poderá afetar o volume a ser colhido este ano. A Fundação Procafé estima uma perda média em torno de 18%, o que faria a produção brasileira de café ficar entre 40,09 milhões e 43,30 milhões de sacas. A Conab deve divulgar no próximo dia 15 de maio a sua segunda estimativa para a safra
2014 de café.
O Estado de São Paulo, com uma área plantada de 162.328,5 hectares e mais de 470 mil pés em produção, colheu 4 milhões de sacas em 2013, de acordo com levantamento realizado pela Companhia.
Segundo estimativas do Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Estado de São Paulo poderá colher 4,15 milhões de sacas de café beneficiado na safra 2014/15, situando-se em terceiro lugar no ranking da produção nacional.
Embora a lavoura tenha perdido parte de sua vitalidade em terras paulistas, o coração desse agronegócio ainda pertence aos paulistas, uma vez que, pelo Porto de Santos movimentam-se quase 80% de todos os embarques do produto e sua população residente responda por cerca de 40% do consumo nacional de café.
SERVIÇO
Sabor da Colheita do Café
Local: Instituto Biológico
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
Vila Mariana – São Paulo/SP
Data e horário: 08 de maio de 2014, das 9 às 12 h.
Fone: (11) 5579.4234
 
 
Pin It

Notícias por Ano