Os alunos do curso técnico de cozinha da Escola Técnica Estadual (Etec) “Professor Camargo Aranha”, em São Paulo, utilizam ingredientes de alta qualidade, desenvolvidos pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista. A ideia é que os jovens testem as características gastronômicas dos novos produtos desenvolvidos pela pesquisa paulista.
O trabalho é realizado desde 2015 e foi reforçado por meio do convênio firmado entre a Secretaria de Agricultura e o Centro Paula Souza, em maio de 2016, para contribuir para a formação profissional dos alunos das Etecs e agregar valor aos produtos desenvolvidos pelos institutos e unidades regionais da APTA.
Com a parceria, alunos e professores podem utilizar ingredientes ainda em desenvolvimento, em primeira mão, para saber se têm características que agradem os consumidores comuns e, principalmente, os chefs de cozinha e interessados em produtos gourmet.
Um dos produtos em teste é as cultivares de batata com polpa colorida. Os materiais ainda estão em desenvolvimento pelo pesquisador do Polo Regional de Mococa da Agência, Thiago Factor. Enquanto suas características agronômicas são testadas pelo pesquisador, como resistência a doenças e produtividade, os alunos e professores verificam o sabor, a textura e quais os melhores materiais para fritar, fazer purê ou outras preparações.
“Nossos pesquisadores trabalham com a questão agronômica e de pós-colheita, porém, o produto precisa ter características que agradem o consumidor para emplacar no mercado”, afirma Daniel Gomes, pesquisador do Polo Regional de Monte Alegre do Sul da APTA.
De acordo com Gomes, a parceria é benéfica para os dois lados. Os alunos são beneficiados por conhecerem mais sobre a pesquisa agronômica e terem acesso a produtos diferenciados, e a APTA é favorecida por saber as qualidades gastronômicas de seus produtos. “Esses alunos atuarão em restaurantes e poderão incluir em seus métier esses ingredientes, fomentando a cadeia produtiva, abrindo mercado e melhorando a renda dos agricultores”, diz o pesquisador.
Os alunos e professores também já trabalharam com cogumelos, alimentos orgânicos e baby leaf – todos produtos desenvolvidos pela Agência. Em breve, um novo projeto na Etec será implantado pela APTA na área de cafés especiais. A ideia é que os estudantes aprendam a identificar um café de alta qualidade.
“Os chefs de cozinha têm muito conhecimento em vinhos e azeites, mas muitas vezes não sabem identificar um café de qualidade. É comum ir a bons restaurantes, ter uma excelente refeição e consumir ótimas bebidas, mas ao final, beber um café ruim”, destaca Gomes, que ministra cursos em degustação de café.
“Uma das orientações do governador Geraldo Alckmin é aproximar a pesquisa dos usuários das tecnologias. Esta iniciativa vai ao encontro desta diretriz por transferir conhecimento aos chefs de cozinha e estudantes. Estamos contribuindo para a formação profissional e agregando valor aos produtos desenvolvidos pela pesquisa agropecuária paulista”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento.
Parceria
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da APTA e da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), assinou convênio com o Centro Paula Souza para estabelecer parcerias na área de inovação tecnológica, visando integrar esforços para fortalecer o sistema de produção agroecológica. A parceria foi firmada em maio de 2016.
O Centro Paula Souza administra as Etecs e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs). A parceria faz parte de uma estratégia para congregar esforços para levar o resultado das pesquisas científicas especialmente ao pequeno agricultor e garantir a oferta de alimentos de qualidade à população.
Por Fernanda Domiciano
Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
(19)2137-8933
imprensa@apta.sp.gov.br