cabecalho apta130219

Encontro discute mudanças climáticas e seus efeitos sobre o café

Pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC-APTA) e do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participam no dia 19 de agosto em Guaxupé (MG), do evento “Mudanças climáticas e problemas fitossanitários do cafeeiro”. O encontro, destinado a cafeicultores, consultores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes e outros interessados, tem o objetivo de discutir o comportamento de doenças e pragas do cafeeiro, frente às mudanças climáticas previstas para os próximos anos.
Também serão apresentados estudos em andamento abrangidos pelo projeto nacional em rede denominado Climapest, desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente em parceria com o IAC e o IB. Tais pesquisas visam prever o efeito dessas mudanças climáticas sobre os principais problemas fitossanitários da cultura do cafeeiro. Os estudos se baseiam no comportamento de pragas e doenças nas diversas regiões produtoras de café arábica do Brasil e nas principais alterações climáticas previstas para estas regiões.
Outro fenômeno importante a ser analisado é o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera. Este é o principal gás envolvido no efeito-estufa cuja concentração atual já e muitas vezes maior do que a do início do século passado, sobre pragas e doenças de importância primária para o cafeeiro, como a ferrugem, a cercosporiose e o bicho-mineiro.
O projeto
O projeto Climapest, em fase inicial, deverá avaliar o efeito do aumento da concentração de CO2 atmosférico sobre problemas fitossanitários do cafeeiro, diz a pesquisadora Flávia Rodrigues Alves Patrício, do Centro Experimental Central do IB. O projeto, coordenado pela pesquisadora Raquel Ghini, da Embrapa Meio Ambiente, avaliará impactos de mudanças climáticas sobre doenças e pragas em 16 culturas, envolvendo 40 subprojetos.
“Um dos fenômenos mais associados às mudanças climáticas é o aumento na concentração de gás carbônico na atmosfera que, prevê-se, deverá continuar por muitas décadas, apesar dos esforços internacionais no sentido de reduzi-lo”, diz Flávia Patrício. “De maneira geral, o aumento da concentração de CO2 atmosférico promove o crescimento das plantas, mas até o momento não se sabe se tem algum efeito sobre doenças e pragas de importantes culturas, como o café.”
Além de Raquel Ghini e Flávia Patrício, participam do projeto, em rede nacional, os pesquisadores Wagner Bettiol (Embrapa Meio Ambiente) e Oliveiro Guerrero Filho, Luiz Antonio Fazuoli e Masako Toma Braghini (IAC).
O evento “Mudanças climáticas e problemas fitossanitários do cafeeiro” será realizado no dia 19 de agosto, das 8h às 18h, na sede da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (COOXUPÉ) – Rua Manoel Joaquim M Gomes, 400 – Vila Santa Bárbara – Guaxupé – MG
Link relacionado: http://www.macroprograma1.cnptia.embrapa.br/climapest
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Programação
8h Recepção
9h Abertura
9h30 Expectativas dos cafeicultores em relação às mudanças climáticas - Carlos Alberto Paulino da Costa - Cooxupé
10h Mudanças climáticas e problemas fitossanitários do cafeeiro - Apresentação do Projeto Climapest - Raquel Ghini - Embrapa Meio Ambiente
11h30 Discussão
Coordenação: Antônio Augusto Ribeiro de Magalhães Filho - Cooxupé
12h Almoço
14h Impacto das mudanças climáticas sobre doenças do cafeeiro - Flávia Rodrigues Alves Patrício - IB/APTA
14h20 Impacto das mudanças climáticas sobre nematóides do cafeeiro - Mário Massayuki Inomoto - Esalq/USP
14h40 Impacto das mudanças climáticas sobre as pragas do cafeeiro - Paulo Rebelles Reis - Epamig
15h Impacto das mudanças climáticas sobre a fisiologia do cafeeiro - Joel Ireneu Fahl - IAC/APTA
15h30 Intervalo
16h Cultivares resistentes a problemas fitossanitários como medida de adaptação às mudanças climáticas - Luiz Carlos Fazuoli - IAC/APTA
16h20 Medidas de adaptação ao novo cenário climático - Roberto Antonio Thomaziello - IAC/APTA
16h40 Discussão
Coordenação: Wagner Bettiol - Embrapa Meio Ambiente
18h Encerramento

Coordenação
Anamaria Mayer Dentzien, Raquel Ghini, Wagner Bettiol - Embrapa Meio Ambiente
Mário Ferraz Araújo - Cooxupé
Flávia R. A. Patrício - IB/APTA
Oliveiro Guerreiro Filho - IAC/APTA

Inscrições
Vagas limitadas: 250 participantes
Inscrições gratuitas
Enviar ficha de inscrição aos cuidados de Anamaria, pelo Fax (19) 3311-2640 ou Tânia/Maria Claudia, pelo Fax (35) 3696-1100.

Informações
Embrapa Meio Ambiente
www.macroprograma1.cnptia.embrapa.br/climapest
(19) 3311-2681 anamaria@cnpma.embrapa.br
Cooxupé
(35) 3696-1135 taniam@cooxupe.com.br
(35) 3696-1172 mariaclaudia@cooxupe.com.br

 

Pin It

Notícias por Ano