cabecalho apta130219

Encontro discute mosca dos estábulos, associada à vinhaça da cana, que traz prejuízos ao pecuarista

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promove no dia 25 de maio na cidade de São Paulo, o “Encontro Técnico sobre Mosca dos Estábulos, Associada à Vinhaça no Cultivo da Cana-de-açúcar”.  O objetivo do evento é trocar experiências técnicas com vistas ao melhor entendimento dos recentes surtos da mosca Stomoxys calcitrans, além de discutir e divulgar as formas de controle do inseto, identificar linhas de pesquisa nas diferentes áreas envolvidas e divulgar os produtos químicos registrados para o controle do parasita.
O encontro tem como público-alvo médicos veterinários, engenheiros agrônomos, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de produtores rurais e outros interessados no assunto.
Nos últimos dois anos, vem ocorrendo surtos populacionais da mosca S.calcitrans (mosca dos estábulos) no noroeste paulista e em outras regiões do Brasil, diz a pesquisadora Edna Tucci. O início da prática da fertiirrigação com vinhaça (subproduto da indústria alcooleira) na cultura da cana-de-açúcar criou um ambiente favorável ao desenvolvimento da mosca.
Nas regiões onde este método é utilizado, explica Tucci, começaram a surgir surtos, causando prejuízos aos pecuaristas.  Este problema adquiriu grandes proporções devido às extensas e numerosas áreas destinadas ao cultivo da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo.
Pelo fato de a mosca possuir uma picada dolorosa, conta a pesquisadora do IB, os animais ficam agitados, não se alimentam adequadamente, passam a maior parte do dia se movimentando e batendo os cascos no chão, além de se aglomerar na tentativa de se livrar do parasita. Ao lado dos danos diretos, a mosca pode atuar como transmissora de diversos agentes patogênicos.
Como este problema é recente, ainda não existem resultados de pesquisas para a elaboração de programas de controle, informa Tucci. Por isso, o IB vai realizar o evento com a presença dos principais pesquisadores da área de entomologia veterinária, visando diagnosticar o problema e reunir as informações técnicas existentes para recomendar soluções aos produtores. O encontro contará também com a participação da indústria química que apresentará os produtos existentes no mercado com indicação para o controle da mosca S.calcitrans.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail tucci@biologico.sp.gov.br.
Link: programação completa
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Cristina da Silva (estagiária)
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.twitter.com/agriculturasp
www.agriculturasp.blogspot.com
www.youtube.com.br/agriculturasp

Pin It

Notícias por Ano