cabecalho apta130219

Em Paraguaçu Paulista, encontro discute manejo na produção agrícola sustentável

A importância da pesquisa agrícola na sustentabilidade do agronegócio brasileiro será tema de palestra, no dia 11 de maio a partir das 15 horas, do pesquisador Orlando Melo de Castro, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no 55º SIMPAS - Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável, que acontece no período de 11 a 13 de maio em Paraguaçu Paulista. O evento, voltado para profissionais e estudantes da área de ciências agrárias, vai tratar dos desafios do agronegócio e das mais recentes técnicas para ampliar a produtividade com respeito ao meio ambiente.
O encontro, que vai reunir alguns dos maiores especialistas do país na área de ciências agrárias, é promovido pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista e Associação dos Profissionais de Engenharia e Arquitetura de Paraguaçu Paulista (APEAPP), com o apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). O evento é patrocinado pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF); Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM); Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG); Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) e International Plant Names Índex (IPNI).
Na abertura, segunda-feira (11), às 15h, além da participação do coordenador da APTA, estão previstas as palestras “Contribuição da Indústria de Produtos Fitossanitários para a Sustentabilidade do Agronegócio Brasileiro", de Laércio Giampani - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (SINDAG); e “Produção e Preservação Ambiental”, do professor Alfredo Scheid Lopes - Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Na terça-feira (12), estão programados os painéis “Fertilidade do Solo na Agricultura Sustentável”; "Os Desafios do Agronegócio"; “Mercado de Sementes no Brasil”; “Formação de mão de obra rural” e “Segurança Alimentar”.
O terceiro e último dia, quarta-feira (13), será dedicado aos debates sobre o combate e manejo de pragas e doenças em plantas, através dos os painéis “Defesa vegetal, Legislação e Segurança no Manuseio e Aplicação de Defensivos Agrícolas”; “Aplicação Segura de Defensivos Agrícolas” e “Manejo Integrado de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas”.
Segundo a coordenação do evento, durante os painéis, pesquisadores, técnicos, professores e outros profissionais de instituições nacionais e da região do Médio Paranapanema vão discutir a atualização de conhecimentos técnicos nas áreas que envolvem o uso de insumos agrícolas e suas aplicações. O objetivo é estabelecer práticas racionais de aumento da produtividade e da rentabilidade do agronegócio brasileiro. Busca-se ainda a atualização dos profissionais de ciências agrárias e de estudantes do último ano da faculdade dentro de uma visão integrada da produção agrícola sustentável.

SERVIÇO:

55º SIMPAS – Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável
Data: 11 (a partir das 13 horas) a 13 de maio de 2009
Local: Auditório da Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (ESAPP)
Informações: (18) 3361-6112 (Daiana) e (18) 3361-9492, ramal 221 (Aloma); e-mail: simpas55@funge.com.br.

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Pin It

Notícias por Ano