cabecalho apta130219

Em Assis, o 1º Seminário sobre Gestão da Qualidade na Implantação de Lavouras em Plantio Direto

O município paulista de Assis vai sediar, nos dias 11 e 12 de agosto, o 1º Seminário sobre Gestão da Qualidade na Implantação de Lavouras em Plantio Direto, numa iniciativa do Polo Médio Paranapanema/Apta Regional e do Centro de Engenharia e Automação/Instituto Agronômico (IAC-Apta), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento tecnológico do sistema de plantio direto na região, de acordo com o pesquisador do IAC Afonso Peche Filho.
A característica básica do evento é o desenvolvimento da percepção tecnológica que envolve a qualidade na busca de lavouras mais produtivas e competitivas, explica Peche. “Através do alinhamento conceitual de termos e estratégias relacionados com a Gestão da Qualidade Operacional de semeadoras/adubadoras, o evento é focado em diretrizes para atuação de profissionais de nível técnico/superior envolvidos com a implantação de lavouras.”
Peche vai ser o facilitador do seminário, que terá duas etapas. A primeira compreenderá o embasamento teórico, buscando a reflexão sobre temas como o desenvolvimento profissional na implantação de lavouras; indicadores de gestão da qualidade nas operações com ênfase na semeadura direta; operação e manutenção de semeadoras para alto desempenho e regulagem fina de componentes. Na segunda etapa, as atividades serão desenvolvidas no campo, com a apresentação de regras práticas para manutenção e avaliação funcional de semeadoras/adubadoras, bem como para avaliação de lavouras em sistema de plantio direto.
Segundo Peche, o evento procura integrar instituições, estimular ações técnicas e criar oportunidade para discussões e atualização profissional para a gestão da qualidade em lavouras de grãos, além de contribuir para o desenvolvimento regional do sistema de plantio direto.
O seminário será realizado na sede do Polo Médio Paranapanema/Apta Regional - Rodovia 333 (Assis-Marília), Km 397 – Assis-SP. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sergio@apta.sp.gov.br e outras informações podem ser obtidas pelos telefones (18) 3321-2026 e 3321-1663, ramal 38, com o pesquisador Sergio Doná.
PROGRAMAÇÃO
Primeiro dia: 11 de agosto de 2011  – Atividade teórica em sala
- Desenvolvimento profissional na implantação de lavouras.
- Indicadores de gestão nas operações com ênfase na semeadura direta.
- Relações da qualidade operacional com a competitividade da lavoura.
- Relações da qualidade operacional com o desenvolvimento da planta.
- Semeadoras - operação e manutenção para alto desempenho.
- Regulagem fina de componentes.
Segundo dia: 12 de agosto de 2011  – Atividade prática no campo
- Regras práticas para manutenção de semeadoras/adubadoras.
- Regras práticas para avaliação funcional de semeadoras/adubadoras.
- Regras práticas para avaliação de lavouras em Sistema de Plantio Direto.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Pin It

Notícias por Ano