cabecalho apta130219

Dirigentes da maior empresa de controle biológico do mundo visitam laboratórios do IB

Dirigentes da maior empresa de macro e microbiológicos para polinização de lavouras e controle biológico do mundo visitaram a sede do Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. o objetivo foi conhecer a estrutura laboratorial e os projetos desenvolvidos em controle biológico, além de conversar sobre a possibilidade de parcerias.
Na visita, realizada no dia 16 de novembro de 2016, o gerente global de P&D da Koppert Biological Systems, Sjoerd van der Ent, da Holanda, e o representante da empresa no Brasil, Rafael Costa Santos Rocha, foram apresentados aos trabalhos de controle biológico pelo pesquisador do IB José Eduardo Marcondes de Almeida, que mostrou ainda a capacidade do laboratório do instituto, em Campinas.
Há um ano, o IB e a Koppert realizam projeto de parceria para o desenvolvimento de um novo produto à base de Metarhizium anisopliae, que será usado para o controle da cigarrinha-de-raiz, uma das pragas mais importantes da canavicultura. O Instituto realiza os testes em laboratório e campo para comprovar a eficácia da nova formulação. A expectativa é que o produto proporcione maior facilidade para aplicação nas lavouras. Atualmente, para aplicação do Metarhizium anisopliae é necessária umidade relativa do ar acima de 65% e temperatura abaixo dos 28ºC.
“A visita foi importante para apresentar os trabalhos do IB, que são referência nacional em controle biológico. A Koppert é uma empresa muito importante no segmento e o Instituto Biológico tem interesse em estreitar relações para o desenvolvimento de inovações na área de micro e macrobiológicos”, afirmou Almeida.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, a visita e o projeto em desenvolvimento com a empresa holandesa mostram a credibilidade e qualidade das pesquisas desenvolvidas pelo IB. “Estamos trabalhando para aumentar, por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica, os projetos de nossos institutos com a iniciativa privada para incentivar a inovação tecnológica. Esta é uma das recomendações do governador Geraldo Alckmin”, afirmou.
Referência em pesquisas com controle biológico
O Instituto Biológico é referência brasileira em pesquisas com controle biológico, selecionando cepas e predadores para controlar pragas e doenças em flores, banana, cana-de-açúcar, soja e seringueira. As pesquisas do IB têm forte contribuição para a redução do impacto ambiental, diminuição dos custos de produção e melhoria social, por colaborarem para, respectivamente, reduzir o uso de agrotóxicos e a infestação de pragas e patógenos e promover a proteção da saúde do agricultor.
O Instituto também auxilia a iniciativa privada na instalação e manutenção de biofábricas que produzem esses inimigos naturais. Ao todo, 42 biofábricas brasileiras – do total de 50 existentes no Brasil – foram assessoradas pelo IB em São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Tocantins, Mato Grosso, Paraná e Bahia.
Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
19 2137-8933

Pin It

Notícias por Ano