cabecalho apta130219

Curso no CTC-ITAL alinha ensino de qualidade com sucesso profissional

Há o ditado que diz: "Uma longa viagem começa com um único passo." Foi com essa filosofia que alguns alunos ingressaram no curso de Especialização do CTC e hoje caminham com passos largos e certeiros em suas carreiras profissionais. O Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) é vinculado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
As histórias de sucesso são muitas. Entre elas está a de Gustavo Faria, aluno da turma de 2005, que após carreira de sucesso no maior frigorífico brasileiro assumiu, este mês, a gerência de qualidade da operação brasileira do Mc Donald´s. Ainda recentemente, Karina Carneiro, também aluna da turma de 2005, desenvolveu um produto de costela com mandioca (beef and cassava) em embalagem flexível para o Frigorífico Bertin. O produto foi destinado ao exército britânico, cujo sucesso foi estampado nas páginas do Guardian Newspaper, no início de 2009.
Outro exemplo é o de Pedro Saboia Monte, que era recém-formado quando ingressou no Curso de Especialização do CTC/ITAL, em 2003. Seu desempenho atraiu a atenção de um colega em posição gerencial no frigorífico Bertin, que indicou sua contratação. Inicialmente contratado como supervisor de P&D, após passagem por unidades na Itália, é hoje o gerente geral da Itaholb International em Amsterdam na Holanda, responsável por desenvolvimento de novos produtos e mercados.
O médico veterinário, Marco Gouveia, hoje sócio gerente da Magma Foods, também passou pelo curso no ano 2000, depois de adquirir experiências no MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e na Sadia. Logo depois de sua formação de Especialista, Marco ingressou na área de qualidade, assim como na área de pesquisa e desenvolvimento do Frigorífico JBS.
Gratificante para quem alcança o sucesso e também para aqueles que fazem parte da organização do curso, boa parte dos alunos que ingressaram é colega ou teve recomendação para fazer o curso por ex-alunos das empresas de carne que são as maiores empregadoras do setor de alimentos.
O curso
Implantado em 2000, no momento em que o Brasil se tornava um dos maiores exportadores mundiais de carnes, o curso de Especialização em Tecnologia de Carnes, ministrado pelo CTC/ITAL, já formou 12 turmas e cerca de 200 alunos, que receberam seus certificados de Especialistas conferidos pelo Instituto.
Sua criação visa atender à demanda por pessoal qualificado, imprescindível para a indústria brasileira de carnes, que precisa corresponder às exigências técnicas de mercados sofisticados, como o da União Européia.
Os profissionais que passam pelo Curso de Especialização do CTC/ITAL aprimoram seus conhecimentos técnicos/científicos nos diversos segmentos da Tecnologia de Carnes, o que lhes permite acelerar suas carreiras gerenciais, ao mesmo tempo que os capacita a promover avanços em suas empresas nas áreas de desenvolvimento de produtos e processos.
O curso de Especialização em Tecnologia de Carnes é ministrado anualmente entre os meses de fevereiro e dezembro, com aulas teóricas e práticas às sextas-feiras e sábados, com periodicidade quinzenal. O CTC/ITAL encontra-se na cidade de Campinas (SP) e tornou-se referência nacional em pesquisa, desenvolvimento e treinamento para a indústria da carne.
Informações adicionais sobre o curso podem ser adquiridas no site www.ital.sp.gov.br/ctc ou pelo telefone (19) 3743 1884. 
Assessoria de Imprensa do ITAL
Cleide Elizeu 
Tel:(19)3743.1757
Fabiana Sabadini Rezende
Tel:(19)3743.1884 
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

 

Pin It

Notícias por Ano