Concentrado protéico de soja pode substituir farinha de peixe em rações para tilápia

Ocorreu no último dia 27 de setembro, na capital paulista, a defesa da dissertação de mestrado “Concentrado protéico de soja em rações para tilápia-do-nilo”, do aluno Manoel Joaquim Peres Ribeiro. Ele foi orientado pelo pesquisador científico Giovani Sampaio Gonçalves (gsgoncalves@pesca.sp.gov.br), vinculado ao Programa de Pós-graduação do Instituto de Pesca (IP-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Os resultados do trabalho demonstram que é possível reduzir e até substituir totalmente a farinha de peixe em rações para tilápia, mantendo o mesmo crescimento do peixe e diminuindo o custo de fabricação do alimento. Os resultados representam uma importante contribuição ao desenvolvimento sustentável da tilapicultura.
Trata-se da primeira defesa de título no Centro do Pescado Continental, sediado em São José do Rio Preto (SP), do Instituto de Pesca.
Mais informações podem ser obtidas com o autor da dissertação pelo e-mail ribeiromj@gmail.com.
Centro de Comunicação do Instituto de Pesca
Antonio Carlos Simões