cabecalho apta130219

Comer em casa: Instituto de Pesca dá dica de receita para fazer durante a quarentena

Em tempos de pandemia de COVID-19, a orientação do Governo do Estado, baseado em autoridades sanitárias é para que a população permaneça em casa, como forma de prevenção à disseminação do vírus, o que está fazendo com que muita gente substitua a ida aos restaurantes e bares pela cozinha de casa. Apesar da prática já fazer parte da rotina da ampla maioria dos brasileiros, as pessoas se acostumaram a comer fora ou a pedirem comida pelos aplicativos de entrega rápida.

Nessas horas, preparar a própria refeição pode ser um aliado não apenas para trazer nutrição e benefícios à saúde, como também transformar o momento em um passatempo junto à família. 

Para ajudar nesse momento, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca (IP-APTA), fez uma seleção de receitas publicadas em seus livros, para que as pessoas enfrentem este período de forma ainda mais saudável. 

Todas as receitas estão disponíveis nos livros que se encontram no site do Instituto e podem ser baixados a qualquer momento. Os ingredientes, além de simples e de alta densidade nutricional, podem ser facilmente substituídos. 

Confira a seguir a receita de Strogonoff de Pescada como estímulo para começar a aproveitar o tempo disponível em casa.

Strogonoff pescada

Tempo: 1h

Rendimento: 4 Porções

Peso da porção: 315g

Valor calórico da porção: 356 Kcal 

INGREDIENTES

4 filés de pescada branca (200g) 

½ limão (40g) 

Sal a gosto 

1 cebola grande (190g) 

2 dentes pequenos de alho (4g)

8 ramos de salsinha (8g)

3 colheres (sopa) de margarina (60g) 

2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20g) 

1 lata de molho de tomate (340g)

1 colher de (sopa) de molho inglês (15ml) 

1 lata de creme de leite (300g) 

1 vidro pequeno de champignons (100g)

MODO DE PREPARO 

Lave e corte os filés de pescada em cubos. Lave e esprema o limão e reserve. Tempere o peixe com o suco de limão e o sal, deixando-o marinar na geladeira por aproximadamente 30 minutos. Lave, descasque e pique a cebola e o alho. Lave, higienize e pique a salsinha e reserve. Em uma panela, aqueça a margarina, adicione farinha de trigo e deixe cozinhar, mexendo sempre até a farinha começar a dourar. Adicione a cebola e o alho e deixe refogar. Acrescente o molho de tomate, o sal, o molho inglês, o peixe e o champignon, deixando cozinhar até ferver. Adicione o creme de leite e a salsinha, apague o fogo e sirva. 

Esta receita também pode ser preparada com outras opções de peixes, como a tilápia e a pescada amarela. 

Para ter acesso a todos os e-books publicados pelo Instituto de Pesca e seus parceiros clique aqui.

Bom apetite!

Imagem: Livro Pescado: saúde e nutrição

Pin It

Notícias por Ano