cabecalho apta130219

Ciclo de seminários IEA discute o uso da água na agropecuária

O Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) convida para a palestra: “Água e Agropecuária, o Neomalthusianismo Hídrico, ministrada pelo engenheiro agrônomo Eduardo Pires Castanho Filho, pesquisador científico do IEA. O evento, que tem participação gratuita, acontecerá na próxima quarta-feira, 13 de maio, às 14 horas. Os interessados podem se inscrever nosite:www.iea.sp.gov.br.

De acordo com a organização do evento, a palestra tratará da polêmica sobre a escassez hídrica, salientando a importância em qualificar as teorias que estão por trás das análises que tem vindo a público e propor políticas públicas setoriais. Falará do alarmismo injustificado em torno do sumiço da água, e de que a sua principal causadora seria a agropecuária. Explicará que sem o ambiente rural, não existe produção de água e que o meio urbano  é incapaz de prover suas próprias necessidades hídricas, salientando que até as florestas produzem menos água que as culturas agrícolas bem manejadas. Alguns exemplos de consumo de água por atividades serão ilustrados e propostas de melhoria da conservação de recursos hídricos serão feitas, com o devido respaldo legal.

O pesquisador tem publicado alguns artigos sobre o tema que estão disponíveis no site do IEA. O mais recente: Água e Uso pela Agropecuária: neomalthusianismo hídrico traz reflexões de Eduardo Castanho que serão apresentadas na palestra.

 

Serviço:

Água e Agropecuária, o Neomalthusianismo Hídrico

Data: 13/05/2015

Horário: 14h00 às 16h00

Local: Instituto de Economia Agrícola - Praça Ramos de Azevedo, 254, 4º andar – Auditório

 

Texto: Nara Guimarães

Assessoria de Imprensa – IEA 

Pin It

Notícias por Ano