Apta

Centro de Citricultura do IAC é tema de exposição em Cordeirópolis

O Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do Instituto Agronômico (IAC) é tema da mostra na Casa da Cultura de Cascalho, em Cordeirópolis, de 5 a 27 de agosto de 2018. A exposição é uma homenagem pelos 90 anos da unidade de pesquisa do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo é ilustrar a trajetória científica do Centro de Citricultura, responsável por disponibilizar a base científica e tecnológica para manter a produtividade e a qualidade dos pomares nacionais. O público terá acesso a um túnel do tempo com fotos, painéis informativos e objetos de época.

O evento é uma iniciativa da Casa da Cultura, que coordenou a curadoria. A exibição tem caráter cultural e receberá visita de escolas da cidade e também do público em geral. “Foi dada ênfase a algumas das mais conhecidas variedades de citros de origem italiana, como o limão Siciliano e a Laranja Sanguínea. Além da história do Centro há curiosidades ligadas ao bairro Cascalho, predominantemente de colonização italiana e onde está inserido o Centro”, diz o pesquisador do IAC, Dirceu de Mattos Júnior.

Embora alguns dos painéis tenham informações históricas, a curadoria destacou curiosidades e pesquisas recentes, como os trabalhos em melhoramento genético, biotecnologia, fitossanidade e manejo dos pomares. Destacam-se nesses estudos temas como genoma dos citros e de patógenos, como a bactéria Xylella fastidiosa, o maior projeto científico já realizado no Brasil, até o ano 2000.

Há também pesquisas com novas variedades de copas, como a IAC 2019 Maria, a primeira tangerina 100% nacional, e de porta-enxertos, além de adubação, diagnósticos, controle de pragas e doenças e qualidade dos frutos. “Em dez anos foram orientados cerca de 350 trabalhos nas diferentes linhas de pesquisa em citros”, afirma o pesquisador do IAC.

Serviço
90 anos do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” em Cascalho
Data: 05 a 27 de agosto de 2018
Horário de funcionamento: quarta à sexta, das 14h às 18h; sábados e domingos, das 8h às 12h.
Endereço: Rodovia Constante Peruchi, bairro do Cascalho - Cordeirópolis.

Por Carla Gomes (MTb 28156) e Mônica Galdino (MTb 47045) – Assessoria de Imprensa – IAC

Pin It

Notícias por Ano